Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8665
Tipo do documento: Dissertação
Título: Partilhar saberes e construir fazeres : a educação popular em um contexto socioambiental no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Alvorada
Autor: Bertoldi, Gabrielli da Silva Pio
Primeiro orientador: Eggert, Edla
Resumo: Essa dissertação teve como escopo compreender como se manifestam as relações socioambientais entre o campus Alvorada do IFRS e a sua comunidade. O gatilho que impulsionou o estudo foi à prática ambientalmente orientada dos mutirões de limpeza de lixo, realizados na rua da instituição, e reproduzidos posteriormente pela comunidade local, instalada em uma área de ocupação popular. A metodologia valeu-se dos princípios da pesquisa participante evidenciados pela educação popular, observação participante em aulas, coletivos, eventos, projetos de extensão, conversas com diversos atores sociais do campus Alvorada, entrevistas individuais com cinco moradores da comunidade, e um grupo de discussão com seis estudantes e uma mãe de estudante, todos moradores de Alvorada. Após as entrevistas e o grupo de discussão, os dados foram analisados à luz da educação popular e seus modos de pensar a coletividade, a descolonização das mentes e o processo de ação-reflexão, assim como as relações socioambientais foram avaliadas tendo como base os processos de injustiça ambiental, conflitos ambientais, e sujeito ecológico. Os resultados indicam que a comunidade que frequenta a instituição resiste, luta, e aprende a ter esperança nesse lugar. A área onde o campus está localizado se configura como uma “zona de sacrifício”, e a comunidade que reside na “Av. A” sofre diariamente diversas injustiças ambientais. Os temas da inclusão, do meio ambiente e da atualidade local e global estão em redes de conexão entre essa comunidade escolar e são desenvolvidos de maneira orgânica.
Abstract: Esta disertación tuvo como objetivo comprender cómo se manifiestan las relaciones socioambientales que se expresan entre el campus Alvorada del IFRS y su comunidad. El gatillo que impulsó el estudio fue a la práctica ambientalmente orientada de los mutirones de limpieza de basura, realizados en la calle de la institución, y reproducidos posteriormente por la comunidad local, instalada en un área de ocupación popular. La metodología se valió de los principios de la investigación participante evidenciados por la educación popular, observación participante en clases, colectivos, eventos, proyectos de extensión, conversaciones con diversos actores sociales del campus Alvorada, entrevistas individuales con cinco vecinos de la comunidad, y un grupo de discusión con seis estudiantes y una madre de estudiante, todos los habitantes de Alvorada. Después de las entrevistas y el grupo de discusión, los datos fueron analizados a la luz de la educación popular y sus modos de pensar la colectividad, la descolonización de las mentes y el proceso de acción-reflexión, así como las relaciones socioambientales fueron evaluadas teniendo como base los procesos de injusticia ambiental, conflictos ambientales, y sujeto ecológico. Los resultados indican que la comunidad que frecuenta la institución resiste, lucha, y aprende a tener esperanza en ese lugar. El área donde el campus está ubicado se configura como una "zona de sacrificio", y la comunidad que reside en la "Av. A "sufre diariamente diversas injusticias ambientales. Los temas de la inclusión, del medio ambiente y de la actualidad local y global están en redes de conexión entre esa comunidad escolar y se desarrollan de manera orgánica
Palavras-chave: Institutos Federais
Educação Popular
Conflitos Ambientais
Justiça Ambiental
Práticas Ambientalmente Orientadas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8665
Data de defesa: 22-Mar-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabrielli Dissertação FINAL COMPLETA.pdfGABRIELLI_DA_SILVA_PIO_BERTOLDI_DIS2,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.