Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertoldi, Gabrielli da Silva Pio-
dc.contributor.advisor1Eggert, Edla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418por
dc.date.accessioned2019-06-06T18:39:08Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8665-
dc.description.resumoEssa dissertação teve como escopo compreender como se manifestam as relações socioambientais entre o campus Alvorada do IFRS e a sua comunidade. O gatilho que impulsionou o estudo foi à prática ambientalmente orientada dos mutirões de limpeza de lixo, realizados na rua da instituição, e reproduzidos posteriormente pela comunidade local, instalada em uma área de ocupação popular. A metodologia valeu-se dos princípios da pesquisa participante evidenciados pela educação popular, observação participante em aulas, coletivos, eventos, projetos de extensão, conversas com diversos atores sociais do campus Alvorada, entrevistas individuais com cinco moradores da comunidade, e um grupo de discussão com seis estudantes e uma mãe de estudante, todos moradores de Alvorada. Após as entrevistas e o grupo de discussão, os dados foram analisados à luz da educação popular e seus modos de pensar a coletividade, a descolonização das mentes e o processo de ação-reflexão, assim como as relações socioambientais foram avaliadas tendo como base os processos de injustiça ambiental, conflitos ambientais, e sujeito ecológico. Os resultados indicam que a comunidade que frequenta a instituição resiste, luta, e aprende a ter esperança nesse lugar. A área onde o campus está localizado se configura como uma “zona de sacrifício”, e a comunidade que reside na “Av. A” sofre diariamente diversas injustiças ambientais. Os temas da inclusão, do meio ambiente e da atualidade local e global estão em redes de conexão entre essa comunidade escolar e são desenvolvidos de maneira orgânica.por
dc.description.abstractEsta disertación tuvo como objetivo comprender cómo se manifiestan las relaciones socioambientales que se expresan entre el campus Alvorada del IFRS y su comunidad. El gatillo que impulsó el estudio fue a la práctica ambientalmente orientada de los mutirones de limpieza de basura, realizados en la calle de la institución, y reproducidos posteriormente por la comunidad local, instalada en un área de ocupación popular. La metodología se valió de los principios de la investigación participante evidenciados por la educación popular, observación participante en clases, colectivos, eventos, proyectos de extensión, conversaciones con diversos actores sociales del campus Alvorada, entrevistas individuales con cinco vecinos de la comunidad, y un grupo de discusión con seis estudiantes y una madre de estudiante, todos los habitantes de Alvorada. Después de las entrevistas y el grupo de discusión, los datos fueron analizados a la luz de la educación popular y sus modos de pensar la colectividad, la descolonización de las mentes y el proceso de acción-reflexión, así como las relaciones socioambientales fueron evaluadas teniendo como base los procesos de injusticia ambiental, conflictos ambientales, y sujeto ecológico. Los resultados indican que la comunidad que frecuenta la institución resiste, lucha, y aprende a tener esperanza en ese lugar. El área donde el campus está ubicado se configura como una "zona de sacrificio", y la comunidad que reside en la "Av. A "sufre diariamente diversas injusticias ambientales. Los temas de la inclusión, del medio ambiente y de la actualidad local y global están en redes de conexión entre esa comunidad escolar y se desarrollan de manera orgánicaspa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2019-05-14T14:04:14Z No. of bitstreams: 1 Gabrielli Dissertação FINAL COMPLETA.pdf: 2535487 bytes, checksum: 01a8a340eae4ce9169f040b51a045803 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-06-06T18:28:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gabrielli Dissertação FINAL COMPLETA.pdf: 2535487 bytes, checksum: 01a8a340eae4ce9169f040b51a045803 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-06T18:39:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabrielli Dissertação FINAL COMPLETA.pdf: 2535487 bytes, checksum: 01a8a340eae4ce9169f040b51a045803 (MD5) Previous issue date: 2019-03-22eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175414/Gabrielli%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20FINAL%20COMPLETA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectEducação Popularpor
dc.subjectConflitos Ambientaispor
dc.subjectJustiça Ambientalpor
dc.subjectPráticas Ambientalmente Orientadaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePartilhar saberes e construir fazeres : a educação popular em um contexto socioambiental no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Alvoradapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabrielli Dissertação FINAL COMPLETA.pdfGABRIELLI_DA_SILVA_PIO_BERTOLDI_DIS2,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.