Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6760
Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo-Palavra
Autor: Bressan, Olívia Scarpari 
Primeiro orientador: Brasil, Luiz Antonio de Assis
Resumo: Escrevo. Reescrevo. Tento uma, duas, três, infinitas vezes. A caneta resiste em continuar dando corpo à narrativa. Tomba, combalida. Me calo e me calo outra vez. As Medusas se multiplicam, mas seus-meus gritos são surdos. Por que tanto silêncio? Este trabalho fala do percurso criativo na escritura de uma narrativa autoficcional de autoria feminina e também de um processo catártico, acerto de contas com a criação literária: escrita como modo de salvar da neurose e também como desafio de constructo de linguagem. Durante o trajeto, porém, alguns percalços: como lidar com a autocensura e com a precariedade da palavra? Como diz Sartre, em seu autobiográfico As Palavras, renunciar à escrita é renunciar a si mesmo. Desta forma, para não me renunciar, encontro na narrativa autoficcional uma forma de expressão de minhas memórias e de minhas experiências, uma vez que ao criar um duplo de mim, consigo me expor, pois a autoficção não tem compromisso com a verdade – é uma ficção que se inspira e joga livremente com aspectos biográficos. Assim, lançar mão da paleta de cores oferecida pela autoficção foi a saída criadora que me permitiu escrever, fabular e achar um caminho de liberdade criativa em ambiente propício para isso: o Mestrado em Escrita Criativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Abstract: I write. I rewrite. I try one, two, three, numerous times. The pen resists in continuing to give narrative a body. It falls, fainted. I keep quiet, and I keep quiet again. The medusas are multiplying, but my-yours shouts are deaf. Why so much silence? The present essay is about a creative process while writing an autofictional narrative of feminine authorship and is also about a cathartic process, a settlement of accounts with literary creation: writing as a way of saving from neurosis and also as a challenge of language construct. During the path, however, how is it possible to deal with self-censorship and with language restrictions? As Sartre says in his memoir The Words, renouncing to write it is also renouncing to ourselves. That way, in order not to renounce, I face autofictional narrative as a form of expressing my memories and my experiences: creating a double, a persona, enables me to expose myself, since autofiction doesn’t have a commitment with truth – it is a fiction that inspires itself and plays freely with biographical aspects. Thus, using the nuances offered by autofiction was the creative alternative that enabled me to write, to fable and to find a way of creative freedom in a favorable environment for it: the Creative Writing postgraduate program of Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
ESCRITA CRIATIVA
LITERATURA
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6760
Data de defesa: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_OLIVIA_SCARPARI_BRESSAN_PARCIAL.pdfTexto Parcial2,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.