Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6141
Document type: | Dissertação |
Title: | Lendo a literatura brasileira contemporânea pulp : os casos de Ryoki Inoue e da ficção de polpa |
Author: | Dall’Agnol , Charles |
Advisor: | Barberena, Ricardo Araujo |
Abstract (native): | Esta dissertação propõe uma leitura de dois fenômenos de pulp fiction brasileira, o escritor Ryoki Inoue e a série Ficção de Polpa, com dois objetivos principais: discutir as diferenças entre eles no que tange à suas escritas e posições no campo literário e validar o estudo de uma literatura historicamente preterida pela crítica, a pulp fiction, no meio acadêmico. Estudos sobre a pulp fiction na universidade brasileira, – ainda escassos, sãos repletos de oposição e desconfiança: escapismo? Literatura de massa, sensacionalista? ‘‘Isso nem é literatura’’? Histórias com estilo falto de sutilezas e produzidas em ritmo industrial? Entretenimento sem sofisticação? São diversos comentários para uma literatura ao mesmo tempo singular e complexa. E afinal, por que estudar a pulp fiction no meio acadêmico? Meu argumento será construído com vistas à anulação da divisão da literatura entre “alta” e “baixa” e pela revisão da postura beletrista, estreitamente ligada à literatura enquanto instituição e, por conseguinte, máquina de exclusivismo. As principais questões levantadas são: qual é o pathos da leitura pulp? Em que consiste a natureza pós-moderna à que o pulp está se predispondo nos últimos anos? É possível a uma obra entrar na academia e permanecer pulp? Todas as traduções de textos em inglês ou francês são de minha responsabilidade. Last but not least: este trabalho é escrito com o clichê e a livre insolência da linguagem pulp incorporados a uma crítica-pulp. Pulp me, fiction. That’s the spirit. |
Abstract (english): | Here I propose a reading of two works of Brazilian pullp fiction, one by Ryoki Inoue and the other a short-story collection called Ficção de Polpa, edited by Smair Machado de Machado. This thesis has two main objetives: the first, to discuss the differences of the two lines of work in what concerns their styles and positions in the literary field; the second, to validate the study of a literature denied by the academy. Studies about pulp fiction in Brazilian Universities are rare and full of contradictions: escapism? Sensationalism? Mass Literature? “This is not literature”? Entertainment whithout sofistication? So, this is a peculiar and complex thind, pulp fiction. My argument is built against a division between “high” and “low” culture, angainst exclusivism, the main questions raised are: what is the pathos of the pulp fiction reading? What is the post-modern pulp? Is it possible to a pulp work to be studied in the academy and remain pulp? Last but not least: this thesis is written as pulp story, out of the clichés and the insolent poetry of the pulp. |
Keywords: | LITERATURA - HISTÓRIA E CRÍTICA LITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA PARÓDIA INOUE, RYOKI - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO MACHADO, SAMIR MACHADO DE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO |
CNPQ Knowledge Areas: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6141 |
Issue Date: | 6-Jan-2015 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
470609 - Texto Parcial.pdf | Texto Parcial | 1.78 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.