Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3441
Document type: | Dissertação |
Title: | Relação entre a compreensão leitora e a aprendizagem matemática : uma investigação com licenciandos em matemática |
Author: | Menegat, Luciana Arenhart ![]() |
Advisor: | Viali, Lorí |
Abstract (native): | Este trabalho versa sobre a relação entre compreensão leitora e aprendizagem da matemática com base em uma amostra de alunos ingressantes em cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo é investigar a relação entre a compreensão leitora e a aprendizagem da Matemática. Uma pesquisa de campo foi efetuada medindo a compreensão leitora com utilização da técnica Cloze enquanto que o desempenho em Matemática foi avaliado com o uso de questões objetivas já testadas e validadas. Variáveis intervenientes foram levantadas e confrontadas com o desempenho da compreensão leitora e da aprendizagem em Matemática para verificar seus efeitos de confusão. Os resultados da pesquisa mostraram a existência de correlação entre as variáveis compreensão leitora e aprendizagem matemática, ou seja, a proficiência em leitura interfere na aprendizagem de conceitos matemáticos. Verificou-se também que a ordem de aplicação dos instrumentos de medida afeta diretamente o coeficiente de correlação entre as duas variáveis |
Keywords: | MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR LEITURA - APRENDIZAGEM ESTUDANTES DE MATEMÁTICA |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | MENEGAT, Luciana Arenhart. Relação entre a compreensão leitora e a aprendizagem matemática : uma investigação com licenciandos em matemática. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3441 |
Issue Date: | 12-Jan-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
388457.pdf | Texto Completo | 734.87 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.