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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3371
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de estatística com e sem recursos tecnológicos : uma investigação com normalistas |
Autor: | Zeferino, Rosane Scandolara ![]() |
Primeiro orientador: | Viali, Lorí |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar as concepções dos alunos do Curso Normal Médio a respeito do ensino de Matemática e de Estatística e comparar a percepção dos alunos do 3º e 4º anos sobre a Estatística a partir de duas abordagens de ensino: aula tradicional e aula com utilização de recursos computacionais. O delineamento deste estudo foi do tipo observacional descritivo. Participaram numa primeira etapa todos os alunos de um curso Normal Médio de uma Escola do interior gaúcho e numa segunda etapa os alunos do 3º e 4º anos deste mesmo curso. Foram aplicados dois questionários, sendo que no primeiro foi investigada a percepção dos alunos em relação à Estatística, bem como a satisfação com relação à carga horária da disciplina de Matemática no curso Normal Médio. Também os alunos responderam como classificariam o relacionamento deles com a disciplina de Matemática e ainda apresentaram sugestões de mudanças na sua forma de ensino. O segundo questionário teve como objetivo fazer uma coleta de dados para a organização de um banco de dados. A proposta de trabalho foi desenvolvida no primeiro trimestre de 2009, a partir do banco de dados obtido. Com os alunos do 3º ano utilizou-se o método chamado de tradicional de ensino, em sala de aula, com aulas expositivas e dialogadas e no 4º ano no laboratório de informática fazendo uso de planilha eletrônica. As principais atividades desenvolvidas foram: construção de tabelas, gráficos, cruzamento de dados e cálculos estatísticos. No final das atividades foi aplicado um novo questionário envolvendo as turmas de 3º e 4º anos visando coletar informações para fazer uma análise comparativa das duas formas de abordagem de ensino. Em relação às aulas tradicionais os alunos afirmaram que as aulas eram repetitivas e pouco interessantes, ao passo que, as aulas com recursos computacionais tornavam o trabalho atrativo, criativo, inovador e o professor sendo um mediador do conhecimento. |
Palavras-chave: | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO ESTATÍSTICA - METODOLOGIA MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO) TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | ZEFERINO, Rosane Scandolara. Ensino de estatística com e sem recursos tecnológicos : uma investigação com normalistas. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3371 |
Data de defesa: | 28-Ago-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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419236.pdf | Texto Completo | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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