Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3371
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Zeferino, Rosane Scandolara | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6887316550037315 | por |
dc.contributor.advisor1 | Viali, Lorí | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:37Z | - |
dc.date.available | 2010-01-04 | - |
dc.date.issued | 2009-08-28 | - |
dc.identifier.citation | ZEFERINO, Rosane Scandolara. Ensino de estatística com e sem recursos tecnológicos : uma investigação com normalistas. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3371 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo investigar as concepções dos alunos do Curso Normal Médio a respeito do ensino de Matemática e de Estatística e comparar a percepção dos alunos do 3º e 4º anos sobre a Estatística a partir de duas abordagens de ensino: aula tradicional e aula com utilização de recursos computacionais. O delineamento deste estudo foi do tipo observacional descritivo. Participaram numa primeira etapa todos os alunos de um curso Normal Médio de uma Escola do interior gaúcho e numa segunda etapa os alunos do 3º e 4º anos deste mesmo curso. Foram aplicados dois questionários, sendo que no primeiro foi investigada a percepção dos alunos em relação à Estatística, bem como a satisfação com relação à carga horária da disciplina de Matemática no curso Normal Médio. Também os alunos responderam como classificariam o relacionamento deles com a disciplina de Matemática e ainda apresentaram sugestões de mudanças na sua forma de ensino. O segundo questionário teve como objetivo fazer uma coleta de dados para a organização de um banco de dados. A proposta de trabalho foi desenvolvida no primeiro trimestre de 2009, a partir do banco de dados obtido. Com os alunos do 3º ano utilizou-se o método chamado de tradicional de ensino, em sala de aula, com aulas expositivas e dialogadas e no 4º ano no laboratório de informática fazendo uso de planilha eletrônica. As principais atividades desenvolvidas foram: construção de tabelas, gráficos, cruzamento de dados e cálculos estatísticos. No final das atividades foi aplicado um novo questionário envolvendo as turmas de 3º e 4º anos visando coletar informações para fazer uma análise comparativa das duas formas de abordagem de ensino. Em relação às aulas tradicionais os alunos afirmaram que as aulas eram repetitivas e pouco interessantes, ao passo que, as aulas com recursos computacionais tornavam o trabalho atrativo, criativo, inovador e o professor sendo um mediador do conhecimento. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419236.pdf: 2478367 bytes, checksum: 57d1143dd1a00212bc87ec52f8b52739 (MD5) Previous issue date: 2009-08-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10704/419236.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | ESTATÍSTICA - METODOLOGIA | por |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject | PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO) | por |
dc.subject | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Ensino de estatística com e sem recursos tecnológicos : uma investigação com normalistas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
419236.pdf | Texto Completo | 2,42 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.