Compartilhe o registro |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa |
Autor: | Ficagna, Nádia Carraro ![]() |
Primeiro orientador: | Pinent, Carlos Eduardo da Cunha |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa visa estudar o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem em alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Bento Gonçalves. O desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem em Estatística, com os alunos do Ensino Médio, através dos depoimentos e entrevistas dos mesmos, pretende compreender de que forma ocorre o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem através do Educar pela Pesquisa. O processo inicia com um relato sobre as origens da pesquisa, demonstrando as razões da escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que alicerçam o trabalho. Para o desenvolvimento, nortearam-se alguns caminhos teóricos sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem, o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem. A Unidade de Aprendizagem foi construída através das idéias prévias dos alunos, que foram categorizadas e analisadas para posterior realização das atividades. Com isto, foi possível identificar algumas categorias da aprendizagem como: construção da aprendizagem alicerçada pela pesquisa; limites, interesse e motivação; interdisciplinaridade e a utilização da informática, que foram analisados no decorrer da proposta. As conclusões demonstram a crença no desenvolvimento do Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem no espaço escolar. Assim, evidenciam-se formas que podem contribuir para que, efetivamente, ocorra o Interesse e a Construção de uma aprendizagem significativa para os alunos. |
Palavras-chave: | APRENDIZAGEM PESQUISA EDUCACIONAL MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Fíca |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | FICAGNA, Nádia Carraro. Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299 |
Data de defesa: | 9-Dez-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
341299.pdf | Texto Completo | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.