Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ficagna, Nádia Carraro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751822T9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pinent, Carlos Eduardo da Cunha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705327Z8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:17Z | - |
dc.date.available | 2008-07-23 | - |
dc.date.issued | 2005-12-09 | - |
dc.identifier.citation | FICAGNA, Nádia Carraro. Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3299 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa visa estudar o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem em alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Bento Gonçalves. O desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem em Estatística, com os alunos do Ensino Médio, através dos depoimentos e entrevistas dos mesmos, pretende compreender de que forma ocorre o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem através do Educar pela Pesquisa. O processo inicia com um relato sobre as origens da pesquisa, demonstrando as razões da escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que alicerçam o trabalho. Para o desenvolvimento, nortearam-se alguns caminhos teóricos sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem, o Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem. A Unidade de Aprendizagem foi construída através das idéias prévias dos alunos, que foram categorizadas e analisadas para posterior realização das atividades. Com isto, foi possível identificar algumas categorias da aprendizagem como: construção da aprendizagem alicerçada pela pesquisa; limites, interesse e motivação; interdisciplinaridade e a utilização da informática, que foram analisados no decorrer da proposta. As conclusões demonstram a crença no desenvolvimento do Interesse e a Construção do Processo da Aprendizagem no espaço escolar. Assim, evidenciam-se formas que podem contribuir para que, efetivamente, ocorra o Interesse e a Construção de uma aprendizagem significativa para os alunos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341299.pdf: 1085177 bytes, checksum: e1498abbea0c48f06ee6b6653e9bd5a4 (MD5) Previous issue date: 2005-12-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12611/341299.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject | PESQUISA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject | ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Unidade de aprendizagem : uma forma diferenciada de aprender estatística alicerçada no educar pela pesquisa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
341299.pdf | Texto Completo | 1.06 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.