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Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
Autor: Ribeiro, Marcelo Oliveira 
Primeiro orientador: Pich, Roberto Hofmeister
Resumo: Agostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre o processo cognitivo e as condições que permitem que o ato de ensinar seja possível. O objetivo deste trabalho consiste em analisar aspectos pedagógicos presentes na obra de Agostinho de Hipona, relevando questões como significação, motivação na aprendizagem e o papel da memória, da inteligência e da vontade na construção do saber
Palavras-chave: FILOSOFIA MEDIEVAL
AGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ENSINO
APRENDIZAGEM
MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)
MEMÓRIA
INTELIGÊNCIA
VONTADE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: RIBEIRO, Marcelo Oliveira. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876
Data de defesa: 12-Ago-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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