Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876
Document type: | Dissertação |
Title: | O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura |
Author: | Ribeiro, Marcelo Oliveira ![]() |
Advisor: | Pich, Roberto Hofmeister |
Abstract (native): | Agostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre o processo cognitivo e as condições que permitem que o ato de ensinar seja possível. O objetivo deste trabalho consiste em analisar aspectos pedagógicos presentes na obra de Agostinho de Hipona, relevando questões como significação, motivação na aprendizagem e o papel da memória, da inteligência e da vontade na construção do saber |
Keywords: | FILOSOFIA MEDIEVAL AGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO) MEMÓRIA INTELIGÊNCIA VONTADE |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citation: | RIBEIRO, Marcelo Oliveira. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876 |
Issue Date: | 12-Aug-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
433745.pdf | Texto Completo | 463.73 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.