Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876
Document type: Dissertação
Title: O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
Author: Ribeiro, Marcelo Oliveira 
Advisor: Pich, Roberto Hofmeister
Abstract (native): Agostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre o processo cognitivo e as condições que permitem que o ato de ensinar seja possível. O objetivo deste trabalho consiste em analisar aspectos pedagógicos presentes na obra de Agostinho de Hipona, relevando questões como significação, motivação na aprendizagem e o papel da memória, da inteligência e da vontade na construção do saber
Keywords: FILOSOFIA MEDIEVAL
AGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ENSINO
APRENDIZAGEM
MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)
MEMÓRIA
INTELIGÊNCIA
VONTADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: RIBEIRO, Marcelo Oliveira. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876
Issue Date: 12-Aug-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
433745.pdfTexto Completo463.73 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.