Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Marcelo Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423417Z1por
dc.contributor.advisor1Pich, Roberto Hofmeister-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737862E1por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:55:10Z-
dc.date.available2011-10-03-
dc.date.issued2011-08-12-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marcelo Oliveira. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2876-
dc.description.resumoAgostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre o processo cognitivo e as condições que permitem que o ato de ensinar seja possível. O objetivo deste trabalho consiste em analisar aspectos pedagógicos presentes na obra de Agostinho de Hipona, relevando questões como significação, motivação na aprendizagem e o papel da memória, da inteligência e da vontade na construção do saberpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433745.pdf: 474858 bytes, checksum: 4971c051eb23ffabc971bb06f3de1dcd (MD5) Previous issue date: 2011-08-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11984/433745.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFILOSOFIA MEDIEVALpor
dc.subjectAGOSTINHO, SANTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectENSINOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectMOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)por
dc.subjectMEMÓRIApor
dc.subjectINTELIGÊNCIApor
dc.subjectVONTADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleO processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leiturapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
433745.pdfTexto Completo463,73 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.