Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11497
Document type: Dissertação
Title: Funções executivas na educação infantil : perspectivas docentes
Author: Santos, Thais Covalski dos 
Advisor: Santos, Bettina Steren dos
First advisor-co: Silva, Karla Fernanda Wunder da
Abstract (native): As funções executivas influenciam nossos pensamentos, emoções, atitudes e comportamentos, predizendo o sucesso em muitas áreas da vida: saúde física e mental, socioemocional, intelectual, profissional e financeira. Pesquisas no contexto da Educação Infantil, indicam que por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e da própria rotina essas habilidades podem ser incrementadas possibilitando para a criança um melhor aproveitamento da Educação Infantil e uma transição mais segura para os Anos Iniciais e demais etapas escolares. Nesse estudo, cujo objetivo foi de compreender os conhecimentos dos docentes de Educação Infantil acerca das funções executivas, participaram da pesquisa 68 professores, cujas respostas foram analisadas a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se nos resultados a importância das funções executivas na Educação Infantil, questões comportamentais em sala potencialmente influenciadas por funções executivas pouco desenvolvidas, além da necessidade de uma formação adequada para os professores da Educação Infantil
Abstract (english): Executive functions influence our thoughts, emotions, attitudes and behaviors, predicting success in many areas of life: physical and mental health, socio-emotional, intellectual, professional and financial. Research in the context of Early Childhood Education indicates that through playful activities, games and routines, these skills can be improved, allowing children to make better use of Early Childhood Education and a safer transition to the Early Years and other school stages. In this study, whose objective was to understand the knowledge of Early Childhood Education teachers about executive functions, 68 teachers participated in the research, whose responses were analyzed using the Content Analysis methodology. The results showed the importance of executive functions in Early Childhood Education, behavioral issues in the classroom potentially influenced by poorly developed executive functions, in addition to the need for adequate training for Early Childhood Education teachers.
Keywords: Educação Infantil
Funções Executivas
Intervenções Pedagógicas
Early Childhood Education
Executive Functions
Interventions
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11497
Issue Date: 26-Nov-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAIS COVALSKI DOS SANTOS_DIS.pdfTHAIS_COVALSKI_DOS_SANTOS_DIS709.71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.