Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11497
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Thais Covalski dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2671733490257994por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740903204981170por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Karla Fernanda Wunder da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596170884621987por
dc.date.accessioned2025-01-30T20:51:30Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11497-
dc.description.resumoAs funções executivas influenciam nossos pensamentos, emoções, atitudes e comportamentos, predizendo o sucesso em muitas áreas da vida: saúde física e mental, socioemocional, intelectual, profissional e financeira. Pesquisas no contexto da Educação Infantil, indicam que por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e da própria rotina essas habilidades podem ser incrementadas possibilitando para a criança um melhor aproveitamento da Educação Infantil e uma transição mais segura para os Anos Iniciais e demais etapas escolares. Nesse estudo, cujo objetivo foi de compreender os conhecimentos dos docentes de Educação Infantil acerca das funções executivas, participaram da pesquisa 68 professores, cujas respostas foram analisadas a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se nos resultados a importância das funções executivas na Educação Infantil, questões comportamentais em sala potencialmente influenciadas por funções executivas pouco desenvolvidas, além da necessidade de uma formação adequada para os professores da Educação Infantilpor
dc.description.abstractExecutive functions influence our thoughts, emotions, attitudes and behaviors, predicting success in many areas of life: physical and mental health, socio-emotional, intellectual, professional and financial. Research in the context of Early Childhood Education indicates that through playful activities, games and routines, these skills can be improved, allowing children to make better use of Early Childhood Education and a safer transition to the Early Years and other school stages. In this study, whose objective was to understand the knowledge of Early Childhood Education teachers about executive functions, 68 teachers participated in the research, whose responses were analyzed using the Content Analysis methodology. The results showed the importance of executive functions in Early Childhood Education, behavioral issues in the classroom potentially influenced by poorly developed executive functions, in addition to the need for adequate training for Early Childhood Education teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2025-01-29T11:41:24Z No. of bitstreams: 1 THAIS COVALSKI DOS SANTOS_DIS.pdf: 726738 bytes, checksum: 81da8d56b01c5f9f92644e616f0a3e0f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2025-01-30T20:44:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 THAIS COVALSKI DOS SANTOS_DIS.pdf: 726738 bytes, checksum: 81da8d56b01c5f9f92644e616f0a3e0f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-30T20:51:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THAIS COVALSKI DOS SANTOS_DIS.pdf: 726738 bytes, checksum: 81da8d56b01c5f9f92644e616f0a3e0f (MD5) Previous issue date: 2024-11-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/192687/THAIS%20COVALSKI%20DOS%20SANTOS_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectFunções Executivaspor
dc.subjectIntervenções Pedagógicaspor
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectExecutive Functionseng
dc.subjectInterventionseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFunções executivas na educação infantil : perspectivas docentespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAIS COVALSKI DOS SANTOS_DIS.pdfTHAIS_COVALSKI_DOS_SANTOS_DIS709.71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.