Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10826
Tipo do documento: Dissertação
Título: A internacionalização em casa : uma experiência de intercâmbio virtual na educação básica (EIVEB)
Autor: Chernhak, Rafael Folmann 
Primeiro orientador: Morosini, Marilia Costa
Resumo: A pandemia de COVID-19 afetou diretamente a internacionalização da educação no mundo inteiro. A internacionalização com mobilidade física, considerada elemento principal nos debates sobre o tema, foi severamente afetada com o fechamento das fronteiras entre os países, impossibilitando que os intercâmbios presenciais ocorressem. Acrescenta-se a isso o histórico do baixo número de estudantes que conseguem participar de um intercâmbio com mobilidade física durante a educação básica. Assim, emerge a possibilidade de promover um tipo de internacionalização da educação que não necessite de deslocamentos físicos entre os países, a internacionalização em casa, sendo o intercâmbio virtual parte dessa modalidade e foco desta pesquisa. Objetiva-se, portanto, configurar uma experiência de intercâmbio virtual na educação básica brasileira e seus equivalentes no exterior, com o intuito de propor um programa para escolas brasileiras desse nível de ensino. Para tanto, como percurso metodológico, esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e o Design-Based Research para alcançar os objetivos propostos. Os instrumentos de produção de dados foram a observação participante, os diários de aula e um questionário on-line. Como resultado, obteve-se uma experiência de intercâmbio virtual entre uma escola privada confessional brasileira da educação básica e uma escola privada confessional chilena de nível equivalente de ensino.
Abstract: The COVID-19 pandemic has directly affected the internationalization of education worldwide. Internationalization with physical mobility, considered the main element in debates on the subject, was severely affected by the closing of borders between countries, making it impossible for face-to-face exchanges to take place. Added to this is the history of the low number of students who manage to participate in an exchange with physical mobility during basic education. Thus, the possibility emerges of promoting a type of internationalization of education that does not require physical displacement between countries, internationalization at home, with virtual exchange being part of this modality and the focus of this research. The objective is, therefore, to set up a virtual exchange experience in Brazilian basic education and its equivalents abroad, with the aim of proposing a program for Brazilian schools at this level of education. Therefore, as a methodological approach, this research uses a qualitative approach and Design-Based Research to achieve the proposed objectives. The data production instruments were participant observation, class diaries and an online questionnaire. As a result, a virtual exchange experience was obtained between a Brazilian confessional private school of basic education and a Chilean confessional private school of equivalent level of education.
La pandemia de COVID-19 ha afectado directamente la internacionalización de la educación a nivel mundial. La internacionalización con movilidad física, considerada el elemento principal en los debates sobre el tema, se vio severamente afectada por el cierre de fronteras entre países, imposibilitando los intercambios presenciales. A esto se suma la historia del bajo número de estudiantes que logran participar en un intercambio con movilidad física durante la educación básica. Surge así la posibilidad de promover un tipo de internacionalización de la educación que no requiera el desplazamiento físico entre países, la internacionalización en casa, siendo el intercambio virtual parte de esta modalidad y foco de esta investigación. El objetivo es, por lo tanto, configurar una experiencia de intercambio virtual en la educación básica brasileña y sus equivalentes en el exterior, con el objetivo de proponer un programa para las escuelas brasileñas en este nivel de educación. Por lo tanto, como enfoque metodológico, esta investigación utiliza un enfoque cualitativo y de Design-Based Research para lograr los objetivos propuestos. Los instrumentos de producción de datos fueron la observación participante, los diarios de clase y un cuestionario en línea. Como resultado, obteve-se uma experiência de intercâmbio virtual com aprendizagem internacional colaborativa e on-line adaptada entre uma escola privada confessional brasileira da educação básica e uma escola privada confessional chilena de nível equivalente de ensino.
Palavras-chave: Intercâmbio Virtual
Educação Básica
Internacionalização da Educação
Internacionalização em Casa
COIL
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 06 meses
Data para liberar texto completo: 15/12/2023
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10826
Data de defesa: 23-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_RAFAEL_FOLMANN_CHERNHAK_COMPLETO.pdfRAFAEL_FOLMANN_CHERNHAK_DIS3,71 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.