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Tipo do documento: Dissertação
Título: História social : a moda feminina através da imprensa (1950-1960)
Autor: Schütz, Augusta 
Primeiro orientador: Fay, Claudia Musa
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar a construção da moda feminina na imprensa brasileira, tomando como objeto de estudo o periódico “Jornal das Moças”, na década de 1950. Para tanto, faz uso de metodologia qualitativa, por meio da análise de conteúdo, a fim de identificar e compreender as principais tendências e características que norteiam o discurso sobre moda presente no periódico. Nesse sentido, a pesquisa contextualiza a moda, sua origem histórica e seu desenvolvimento no mundo moderno, destacando sua relevância como fenômeno cultural e social, além de se aprofundar na análise dos conceitos e abordagens de Thorstein Veblen (1857-1929), Georg Simmel (1858-1918) e Pierre Bourdieu (1930- 2002), importantes sociólogos que estudaram o tema. Os resultados obtidos mostram que a moda feminina, na década de 1950, foi marcada pelo surgimento de novas tendências, que buscavam, simultaneamente, afirmar a feminilidade e a modernidade da mulher. Ainda, foi possível observar que o “Jornal das Moças” cumpriu um papel fundamental na difusão dessas tendências, sendo uma importante fonte para a compreensão das transformações sociais ocorridas na época. Por fim, a dissertação conclui que a moda feminina é um fenômeno complexo e multifacetado, que reflete as dinâmicas sociais, econômicas e culturais de uma determinada época, e a análise de periódicos como o “Jornal das Moças”, aliada aos conceitos históricos e abordagens dos sociólogos, pode contribuir para uma compreensão mais ampla e profunda da moda como fenômeno social através da imprensa
Abstract: The present dissertation aims to analyze the construction of women's fashion in the Brazilian press, taking as its object of study the periodical “Jornal das Moças” in the 1950s. To do so, a qualitative methodology is used through content analysis, in order to identify and understand the main trends and characteristics that guide the discourse on fashion present in the periodical. In this sense, the research contextualizes fashion, its historical origins and development in the modern world, highlighting its relevance as a cultural and social phenomenon, as well as delving into the analysis of the concepts and approaches of important sociologists who studied the subject, such as Thorstein Veblen (1857-1929), Georg Simmel (1858- 1918), and Pierre Bourdieu (1930-2002). The results show that women's fashion in the 1950s was marked by the emergence of new trends that sought to simultaneously affirm femininity and women's modernity. It was also possible to observe that “Jornal das Moças” played a fundamental role in the diffusion of these trends, being an important source for understanding the social transformations that occurred at that time. Finally, the dissertation concludes that women's fashion is a complex and multifaceted phenomenon that reflects the social, economic, and cultural dynamics of a particular era, and the analysis of periodicals such as “Jornal das Moças”, coupled with historical concepts and sociological approaches, can contribute to a broader and deeper understanding of fashion as a social phenomenon through the press.
Palavras-chave: História Social
História da Moda
Sociologia
Moda
Teoria da Moda
Vestuário
Consumo
Imprensa Feminina
Social History
History of Fashion
Sociology
Fashion Theory
Clothing
Consumption
Women's Press
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10757
Data de defesa: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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