Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchütz, Augusta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1481157265185992por
dc.contributor.advisor1Fay, Claudia Musa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0106719213437604por
dc.date.accessioned2023-05-16T19:31:47Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10757-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a construção da moda feminina na imprensa brasileira, tomando como objeto de estudo o periódico “Jornal das Moças”, na década de 1950. Para tanto, faz uso de metodologia qualitativa, por meio da análise de conteúdo, a fim de identificar e compreender as principais tendências e características que norteiam o discurso sobre moda presente no periódico. Nesse sentido, a pesquisa contextualiza a moda, sua origem histórica e seu desenvolvimento no mundo moderno, destacando sua relevância como fenômeno cultural e social, além de se aprofundar na análise dos conceitos e abordagens de Thorstein Veblen (1857-1929), Georg Simmel (1858-1918) e Pierre Bourdieu (1930- 2002), importantes sociólogos que estudaram o tema. Os resultados obtidos mostram que a moda feminina, na década de 1950, foi marcada pelo surgimento de novas tendências, que buscavam, simultaneamente, afirmar a feminilidade e a modernidade da mulher. Ainda, foi possível observar que o “Jornal das Moças” cumpriu um papel fundamental na difusão dessas tendências, sendo uma importante fonte para a compreensão das transformações sociais ocorridas na época. Por fim, a dissertação conclui que a moda feminina é um fenômeno complexo e multifacetado, que reflete as dinâmicas sociais, econômicas e culturais de uma determinada época, e a análise de periódicos como o “Jornal das Moças”, aliada aos conceitos históricos e abordagens dos sociólogos, pode contribuir para uma compreensão mais ampla e profunda da moda como fenômeno social através da imprensapor
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the construction of women's fashion in the Brazilian press, taking as its object of study the periodical “Jornal das Moças” in the 1950s. To do so, a qualitative methodology is used through content analysis, in order to identify and understand the main trends and characteristics that guide the discourse on fashion present in the periodical. In this sense, the research contextualizes fashion, its historical origins and development in the modern world, highlighting its relevance as a cultural and social phenomenon, as well as delving into the analysis of the concepts and approaches of important sociologists who studied the subject, such as Thorstein Veblen (1857-1929), Georg Simmel (1858- 1918), and Pierre Bourdieu (1930-2002). The results show that women's fashion in the 1950s was marked by the emergence of new trends that sought to simultaneously affirm femininity and women's modernity. It was also possible to observe that “Jornal das Moças” played a fundamental role in the diffusion of these trends, being an important source for understanding the social transformations that occurred at that time. Finally, the dissertation concludes that women's fashion is a complex and multifaceted phenomenon that reflects the social, economic, and cultural dynamics of a particular era, and the analysis of periodicals such as “Jornal das Moças”, coupled with historical concepts and sociological approaches, can contribute to a broader and deeper understanding of fashion as a social phenomenon through the press.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2023-04-26T19:38:43Z No. of bitstreams: 1 AUGUSTA_ SCHÜTZ_DIS.pdf: 3791626 bytes, checksum: 30a3d60bc462797079f1d46433aa726a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-05-16T19:05:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AUGUSTA_ SCHÜTZ_DIS.pdf: 3791626 bytes, checksum: 30a3d60bc462797079f1d46433aa726a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T19:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AUGUSTA_ SCHÜTZ_DIS.pdf: 3791626 bytes, checksum: 30a3d60bc462797079f1d46433aa726a (MD5) Previous issue date: 2023-02-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/187464/AUGUSTA_%20SCH%c3%9cTZ_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória Socialpor
dc.subjectHistória da Modapor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectModapor
dc.subjectTeoria da Modapor
dc.subjectVestuáriopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectImprensa Femininapor
dc.subjectSocial Historyeng
dc.subjectHistory of Fashioneng
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectFashion Theoryeng
dc.subjectClothingeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectWomen's Presseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleHistória social : a moda feminina através da imprensa (1950-1960)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AUGUSTA_ SCHÜTZ_DIS.pdfAUGUSTA_SCHÜTZ_DIS3,7 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.