Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10654
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os efeitos provocados pela pandemia da Covid-19 nas estratégias de marketing das universidades comunitárias no Brasil
Autor: Silva, Wildenilson Sinhorini Vieira da 
Primeiro orientador: Sampaio, Cláudio Hoffmann
Resumo: A pandemia de COVID-19 é considerada uma crise de saúde de proporções catastróficas e que, desde 2020, tem afetado toda a sociedade. É evidente que o impacto provocado pela infecção causada pelo SARS-CoV-2 não se restringe apenas ao escopo da saúde, mas também tem consequências para a economia nos mais diferentes setores, dentre eles, a educação superior. Neste estudo, a proposta desta pesquisa foi responder ao seguinte problema: quais os efeitos provocados pela pandemia da COVID-19 nas estratégias de marketing das universidades comunitárias no Brasil? Com isto, buscou-se mapear as ações de marketing implementadas para o enfrentamento da pandemia, identificar as percepções dos estudantes universitários quanto às ações implementadas, comparar as ações implementadas e as percepções dos estudantes para compreender as principais estratégias de marketing adotadas e os resultados obtidos. Para esta pesquisa, utilizou-se uma abordagem multimétodo, com coleta de dados qualitativa, por meio de 12 entrevistas semiestruturadas em profundidade com gestores de marketing, e quantitativa, por meio de um questionário on-line respondido por 414 estudantes de 7 universidades comunitárias brasileiras. Os resultados desta pesquisa contribuíram para o mapeamento das ações implantadas pelos gestores de marketing nas universidades e servem para compor um possível protocolo para os departamentos de marketing das IES. Dessa forma, viabiliza-se a possibilidade de planejamento das estratégias de marketing com foco em mitigar os efeitos de futuras crises no setor universitário
Abstract: The COVID-19 pandemic is considered a health crisis of catastrophic proportions that, since 2020, has affected the whole of society. The impact caused by the infection caused by SARS-CoV-2 is not only restricted to the scope of health but also has consequences for the economy in the most different sectors, among them, higher education. In this study the purpose of this research was to answer the following problem: what are the effects caused by the COVID-19 pandemic on the strategies of community universities in Brazil? With this, we sought to map the marketing actions implemented to face the pandemic, identify university students' perceptions regarding the implemented actions, and compare the implemented actions and the students perceptions to understand the main marketing strategies adopted and the results obtained. For this research, a multi-method approach was used, with qualitative data collection, through 12 semi-structured in-depth interviews with marketing managers and quantitative, through an online questionnaire answered by 414 students from 7 Brazilian community universities. These research results contributed to the mapping of actions implemented by marketing managers in universities and serve to composse a possible protocol for the marketing departments of the HEI. In this way, the possibility of planning marketing strategies to mitigate the effects of future crises in the university sector is possible.
Palavras-chave: Marketing Educacional
COVID-19
Gestão de Crise
Gestão Universitária
Estratégias de Marketing
Marketing Educacional Superior
Educational Marketing
COVID-19
Crisis Management
University Management
Marketing Strategies
Higher Education Marketing
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Negócios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10654
Data de defesa: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wildenilson_Sinhorini_DIS.pdfWILDENILSON_SINHORINI_VIEIRA_DA_SILVA_DIS4,79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.