Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10561
Document type: Tese
Title: A hospitalidade incondicional ao migrante : a superação da tolerância para uma ética da hospitalidade no pensamento de derrida e de levinas
Author: Gutierrez, Luis Alberto Mendez 
Advisor: Souza, Ricardo Timm de
Abstract (native): A presente pesquisa tem como objetivo propor uma ética da hospitalidade para com o migrante em detrimento de uma lógica da tolerância que predomina nos vários ambientes e setores da sociedade, gerando, dessa maneira, uma situação de tensão constante e de esgotamento. A tolerância supõe uma atitude, uma ação provocada por alguém que tem poder e que coloca as regras do jogo. Nesse contexto, a parte mais débil não tem a chance de escolher, mas somente de aceitar as regras impostas e de ser tolerado. Por isso, propõe-se uma ética da hospitalidade, de abertura, de acolhida sem restrições e sem condições, em que todos são chamados a praticar a hospitalidade, porque é abertura total ao desigual que se apresenta, sem regras, sem carta de recomendações. O migrante deve ser acolhido na sua diversidade, pois na sua presença há uma vida, um ser que pensa, que sonha, sofre, ama e quer viver com dignidade a partir dele. Os migrantes centroamericanos, durante o percurso pelo corredor mexicano, são invisibilizados, sequer tolerados em diversas oportunidades, sofrem inúmeros rechaços e violências. Em algumas ocasiões são tolerados, mas com a condição de submeterem-se a várias condutas desumanas. Há muitas experiências de hospitalidade nos centros de apoio aos migrantes, assim como ajuda de várias pessoas e famílias que, de forma silenciosa, oferecem um pedaço de pão, gesto por meio do qual se expressa toda a hospitalidade incondicional. Em suma, embora os gestos concretos não decorram de grandes reflexões filosóficas e teológicas, são eles que provam que a hospitalidade incondicional é possível.
Abstract (english): La presente investigación tiene como objetivo proponer una ética de la hospitalidad hacia el migrante en detrimento de una lógica de tolerancia, que predomina en los diversos entornos y sectores de la sociedad, generando así una situación de constante tensión y agotamiento. La tolerancia supone una actitud, una acción provocada por alguien que tiene poder y que establece las reglas del juego. En este contexto, la parte más débil no tiene la oportunidad de elegir, sino sólo aceptar las reglas impuestas y ser tolerado. Por este motivo, se propone una ética de la hospitalidad, de la apertura, de la acogida sin restricciones y sin condiciones, en la que todos están llamados a practicar la hospitalidad, porque es apertura total a lo desigual que se presenta, sin reglas, sin carta de recomendaciones. El migrande debe ser acogido en su diversidad, porque en su presencia hay una vida, un ser que piensa, sueña, sufre, ama y quiere vivir dignamente a partir de él. Los migrantes centroamericanos, en su recorrido por el corredor mexicano, son invisibilizados, ni siquiera tolerados en varias ocasiones, sufren innumerables rechazos y violencias. En algunas ocasiones son tolerados, pero con la condición de que se sometan a diversas conductas inhumanas. Hay muchas experiencias de hospitalidad en centros de apoyo a personas migrantes, así como la ayuda de diversas personas y familias que, en en silencio, ofrecen un trozo de pan, un gesto a través del cual se expresa toda la hospitalidad incondicional. En suma, aunque los gestos concretos no resultan de grandes reflexiones filosóficas y teológicas, son ellos los que prueban que la hospitalidad incondicional es posible.
Keywords: Hospitalidade Incondicional
Tolerância
Migrante
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10561
Issue Date: 5-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Frei Lucho - Tese - Versão definitiva [novembro de 2022].pdfLUIS_ALBERTO_MENDEZ_GUTIERREZ_TES2.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.