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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1055
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação da pré-carga e do torque de remoção pós ciclagem mecânica de três sistemas de conexão implante-pilar protético |
Autor: | Santafé, Sabrina |
Primeiro orientador: | Teixeira, Eduardo Rolim |
Resumo: | Sistemas de conexão implante-pilar protético estáveis e previsíveis são estudados no intuito de eliminar as complicações biomecânicas mais frequentes das próteses implantossuportadas, como o afrouxamento e a fratura de parafusos. Esse estudo in vitro teve como objetivo verificar a possível influência do tipo de conexão entre pilar protético e implante nos valores de pré-carga em próteses cimentadas unitárias, e nos valores de torque de remoção após ciclagem mecânica. Dez implantes de 11 mm de comprimento por 3,75mm de diâmetro de cada sistema - hexágono externo (HE), hexágono interno (HI) e cone morse (CM) e seus munhões universais com 4,5mm de diâmetro por 6mm de altura e 1mm de cinta metálica (HE e HI), com seus respectivos parafusos, ou 0,8mm de pescoço (CM) (Neodent®-Curitiba, Paraná, Brasil) foram utilizados e montados em cilindros acrílicos. No momento do torque de fechamento de cada implante, em que foram aplicados torques de 32Ncm para os grupos HE e CM e 20Ncm para o grupo HI, valores de pré-carga foram medidos através de uma célula de carga e extensiometria. Após, cada grupo foi submetido à ciclagem mecânica, com aplicação de uma carga de 120N por 500.000 ciclos em saliva artificial. Por fim, os torques de remoção foram mensurados com o auxílio de um torquímetro digital. A média de précarga mais alta foi obtida pelo grupo CM (95,70 ± 12,53N), tendo o grupo HE obtido valores intermediários (50,80 ± 9,52N) e o grupo HI os mais baixos valores de précarga (26,00 ± 5,70N). Quanto aos valores de torque de remoção, o grupo HI apresentou a menor perda percentual de torque após a ciclagem mecânica (- 7,5%), seguido do grupo HE (- 24,7%) e do grupo CM, que apresentou a maior perda relativa (- 63,9%) em relação ao torque inicial. Após análise de variância (ANOVA, p<0,001) e o teste estatístico de Tukey (p<0,001) foram encontradas diferenças significativas entre os 3 grupos tanto para os valores de pré-carga como para os de torque de remoção. Apesar de valores de pré-carga maiores terem sido obtidos pelo grupo CM, o presente estudo sugere que a conexão HI seja a mais estável, seguida do sistema HE, também com resultados aceitáveis, após ciclagem mecânica. |
Palavras-chave: | ODONTOLOGIA IMPLANTODONTIA PRÓTESE DENTÁRIA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Odontologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
Citação: | SANTAFÉ, Sabrina. Avaliação da pré-carga e do torque de remoção pós ciclagem mecânica de três sistemas de conexão implante-pilar protético. 2010. 67 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1055 |
Data de defesa: | 18-Mar-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
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