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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantafé, Sabrina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4206572H0por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Eduardo Rolim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799729E6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:29:37Z-
dc.date.available2010-05-17-
dc.date.issued2010-03-18-
dc.identifier.citationSANTAFÉ, Sabrina. Avaliação da pré-carga e do torque de remoção pós ciclagem mecânica de três sistemas de conexão implante-pilar protético. 2010. 67 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1055-
dc.description.resumoSistemas de conexão implante-pilar protético estáveis e previsíveis são estudados no intuito de eliminar as complicações biomecânicas mais frequentes das próteses implantossuportadas, como o afrouxamento e a fratura de parafusos. Esse estudo in vitro teve como objetivo verificar a possível influência do tipo de conexão entre pilar protético e implante nos valores de pré-carga em próteses cimentadas unitárias, e nos valores de torque de remoção após ciclagem mecânica. Dez implantes de 11 mm de comprimento por 3,75mm de diâmetro de cada sistema - hexágono externo (HE), hexágono interno (HI) e cone morse (CM) e seus munhões universais com 4,5mm de diâmetro por 6mm de altura e 1mm de cinta metálica (HE e HI), com seus respectivos parafusos, ou 0,8mm de pescoço (CM) (Neodent®-Curitiba, Paraná, Brasil) foram utilizados e montados em cilindros acrílicos. No momento do torque de fechamento de cada implante, em que foram aplicados torques de 32Ncm para os grupos HE e CM e 20Ncm para o grupo HI, valores de pré-carga foram medidos através de uma célula de carga e extensiometria. Após, cada grupo foi submetido à ciclagem mecânica, com aplicação de uma carga de 120N por 500.000 ciclos em saliva artificial. Por fim, os torques de remoção foram mensurados com o auxílio de um torquímetro digital. A média de précarga mais alta foi obtida pelo grupo CM (95,70 ± 12,53N), tendo o grupo HE obtido valores intermediários (50,80 ± 9,52N) e o grupo HI os mais baixos valores de précarga (26,00 ± 5,70N). Quanto aos valores de torque de remoção, o grupo HI apresentou a menor perda percentual de torque após a ciclagem mecânica (- 7,5%), seguido do grupo HE (- 24,7%) e do grupo CM, que apresentou a maior perda relativa (- 63,9%) em relação ao torque inicial. Após análise de variância (ANOVA, p<0,001) e o teste estatístico de Tukey (p<0,001) foram encontradas diferenças significativas entre os 3 grupos tanto para os valores de pré-carga como para os de torque de remoção. Apesar de valores de pré-carga maiores terem sido obtidos pelo grupo CM, o presente estudo sugere que a conexão HI seja a mais estável, seguida do sistema HE, também com resultados aceitáveis, após ciclagem mecânica.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:29:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423335.pdf: 656551 bytes, checksum: 3c438db71fd46e1a6e37b16e0ae8626e (MD5) Previous issue date: 2010-03-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7953/423335.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectODONTOLOGIApor
dc.subjectIMPLANTODONTIApor
dc.subjectPRÓTESE DENTÁRIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApor
dc.titleAvaliação da pré-carga e do torque de remoção pós ciclagem mecânica de três sistemas de conexão implante-pilar protéticopor
dc.typeDissertaçãopor
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