Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10111
Tipo do documento: Dissertação
Título: O sacrificio enquanto arquétipo em "Ao Farol", a partir do mito de ifigênia
Autor: Silva, Mariana Soletti da 
Primeiro orientador: Kohlrausch, Regina
Resumo: O presente trabalho visa compreender a presença do arquétipo da mulher imolada em Ao farol, de Virginia Woolf, a partir da atualização da representação do sacrifício levando em consideração o mito de Ifigênia, representado pela literatura nas obras de Eurípedes, Jean Racine e Johann Wolfgang von Goethe. O simbolismo do sacrifício fica a cargo de muitas similaridades: a presença de mães e filhas na narrativa mítica e no romance woolfiano, bem como o clima de instabilidade social causado pela Guerra de Troia e a transição da Era Vitoriana para a Primeira Guerra Mundial. Para realizar tais inferências, estreitam-se as relações entre literatura e psicanálise. Foram utilizados os autores Bayard (2004), Durand (1993, 1996, 1997), Eliade (2016), Freud (2011, 2018), Frye (1973), Jabouille et al. (1993), Jung (1978, 1991, 2000, 2001, 2014), Leader (1996), Mielitinsky (1987), Monfradini (2005), Reis (2013) e Ruthven (2010). Ao falarmos dos arquétipos e seus tipos maternais, Jung (2014) não encontra sacrifício no arquétipo da hipertrofia do aspecto maternal, pois, ao autor, as mulheres não tinham um “eu” a sacrificar. Esta dissertação, então, pretende requalificar este conceito de arquétipo; não criar um arquétipo novo, mas atualizá-lo no que tange a correntes que explicariam como, de fato, o “eu” das mulheres embebidas neste arquétipo está adormecido mediante fenômenos sociais, como a imposição da maternidade e a reivindicação por um trabalho doméstico remunerado, e o próprio mito de Ifigênia. Sra. Ramsay, em Ao farol, representa Ifigênia enquanto aquela que se sacrifica por um bem maior (os homens) em meio a um caos social. Lily Briscoe, no entanto, faz parte das mulheres que rechaçam o arquétipo da mulher imolada enquanto uma defesa contra a mãe, segundo os aspectos jungianos. Também, este texto traz à tona o mito enquanto uma ferramenta útil a desvendar as inúmeras tentativas de condicionamento feminino a uma vida de submissão perene. Para chegar aos resultados, foram utilizados os autores Badinter (1980, 2011), Beauvoir (2008), Federici (2019), Friedan (1984), Frye (1973), Golden (2016, 2010), Jabouille et al. (1993), Jung (2001, 2014), Hooks (2018), Kehl (2009), Macfarlane (1990), Meruane (2018), Rank (2013), Pinho (2015), Sitta (2021), Stevens (2005), Woolger e Woolger (2007) e Woolf (2013, 2014, 2019).
Abstract: The present work aims to understand the presence of the archetype of the immolated woman in Ao farol, by Virginia Woolf, from the updating of the representation of sacrifice in the most remarkable representations of Iphigenia in theatre. The symbolism of sacrifice bears many similarities: the presence of mothers and daughters in the mythical narrative and in the Woolf novel, as well as the presence of social instability caused by the Trojan War and the transition from the Victorian Era to the First World War. Based on these assumptions, one hopes to strengthen the relationship between literature and psychoanalysis. The authors Bayard (2004), Durand (1993, 1996, 1997), Freud (2011, 2018), and Frye (1973) were used, as well as Jabouille et al. (1993), Jung (1978, 1991, 2000, 2001, 2014), Leader (1996), Mielitinsky (1987), Monfradini (2004), Reis (2013) and Ruthven (2010). When talking about the archetypes and their maternal types, Jung (2014) does not find sacrifice in the maternal aspect hypertrophy archetype, because, according to the author, women did not have an “self” to sacrifice. This dissertation intends to requalify this concept of archetype. The intention is not to create a new archetype but update it regarding feminist currents that would explain how, in fact, the "self" of women embedded in this archetype is asleep by social phenomena, such as the imposition of motherhood and the demand for paid domestic work, and the myth of Iphigenia itself, as the one who sacrifices herself for the greater good (men) amid social chaos. Lily Briscoe, however, is one of the women who reject the victimised woman archetype as a defense against the mother, as Jung (2014) would say. It is hoped that this text will help unearth the myth as a useful tool in unraveling the countless attempts at female conditioning to a life of perennial submission. To reach our results, the following authors were applied: Badinter (1980, 2011), Beauvoir (2008), Federici (2019), Friedan (1984), Frye (1973), Golden (2016, 2010), Jabouille et al. (1993), Jung (2001, 2014), Hooks (2018), Kehl (2009), Macfarlane (1990), Meruane (2018), Rank (2013), Pinho (2015), Sitta (2021), Stevens (2005), Woolger and Woolger (2007) and Woolf (2013, 2014, 2019).
Palavras-chave: Ao Farol
Virginia Woolf
Arquétipos
Psicanálise
Feminismo
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10111
Data de defesa: 6-Jan-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_MARIANA_SOLETTI_DA_SILVA_COMPLETO.pdfMARIANA_SOLETTI_DA_SILVA_DIS963,19 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.