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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os conhecimentos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico na formação de professores dos anos iniciais : análise de produções científicas da área, documentos oficiais e sistemas de avaliação da educação no Brasil
Autor: Frasnelli, Débora Cristine 
Primeiro orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Resumo: Esta investigação teve por objetivo compreender como se constituem os conhecimentos necessários aos professores, no que tange o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos estudantes dos anos iniciais. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma metanálise qualitativa sobre 8 pesquisas acadêmicas, sendo 7 dissertações e 1 tese que investigaram o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como documentos oficiais e/ou fascículos de documentos da Educação brasileira que abordavam a temática. Esse corpus de análise foi constituído de acordo com critérios previamente estabelecidos. A metanálise desse corpus foi desenvolvida com base nas seguintes perspectivas de investigação: identificação dos elementos que constituem o Pensamento Algébrico nos documentos oficiais e na Educação praticada nos sistemas de ensino; identificação dos conhecimentos pedagógicos necessários para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais; e como os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais estão efetivamente presentes no cotidiano docente. Em relação aos elementos que constituem o Pensamento Algébrico, foram identificados elementos associados às vertentes de Aritmética Generalizada e Pensamento Funcional em todos os documentos oficiais analisados e também em uma importante ferramenta da Educação Básica – o livro didático. O conhecimento especializado dos elementos vinculados às vertentes da Aritmética Generalizada e Pensamento Funcional foi inferido necessário aos docentes para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos inicias. No entanto, o conhecimento sobre esses elementos não se mostrou efetivamente presente no cotidiano docente. Em síntese, os resultados obtidos sinalizam que o conhecimento do conteúdo no que tange o Pensamento Algébrico, está associado essencialmente às suas experiências durante os seus processos de escolarização e formação inicial, o que reforça a suposição de que há muito a ser mobilizado em prol da formação continuada.
Abstract: This research aimed to understand how the pedagogical knowledge necessary to teachers is constituted, regarding the development of Algebraic Thinking in students of the early years. To achieve this goal, a qualitative meta-analysis was carried out, 8 academic researches, 7 dissertations and 1 thesis that investigated the development of Algebraic Thought in the early years of Elementary Education, as well as official documents and / or fascicles of Brazilian Education documents that addressed the thematic. This analysis corpus was constituted according to previously established criteria. The meta-analysis of this corpus was developed based on the following research perspectives: identification of the elements that constitute Algebraic Thinking in official documents and in Education practiced in teaching systems; identification of the pedagogical knowledge necessary for the development of Algebraic Thought in the early years; and how the knowledge necessary for the development of Algebraic Thought in the early years is effectively present in the teaching routine. In relation to the elements that make up Algebraic Thinking, elements associated with the Generalized Arithmetic and Functional Thinking aspects were identified in all the official documents analyzed and also in an important Basic Education tool - the textbook. The specialized knowledge of the elements linked to the aspects of Generalized Arithmetic and Functional Thinking, was inferred as necessary for teachers for the development of Algebraic Thinking in the early years. However, knowledge about these elements was not effectively present in the teaching routine. In summary, the results obtained indicate that the knowledge of the content regarding Algebraic Thinking, is essentially associated with their experiences during their schooling and initial training process, which reinforces a long time to be mobilized in favor of continuing education.
Palavras-chave: Pensamento Algébrico
Anos Iniciais
Conhecimentos Docentes
Metanálise
Algebraic Thinking
Initial Years
Teaching Knowledge
Meta-Analysis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS: ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola Politécnica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9877
Data de defesa: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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