Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrasnelli, Débora Cristine-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9676181424508652por
dc.contributor.advisor1Rocha Filho, João Bernardes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3807243915412162por
dc.date.accessioned2021-09-21T19:31:44Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9877-
dc.description.resumoEsta investigação teve por objetivo compreender como se constituem os conhecimentos necessários aos professores, no que tange o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos estudantes dos anos iniciais. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma metanálise qualitativa sobre 8 pesquisas acadêmicas, sendo 7 dissertações e 1 tese que investigaram o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como documentos oficiais e/ou fascículos de documentos da Educação brasileira que abordavam a temática. Esse corpus de análise foi constituído de acordo com critérios previamente estabelecidos. A metanálise desse corpus foi desenvolvida com base nas seguintes perspectivas de investigação: identificação dos elementos que constituem o Pensamento Algébrico nos documentos oficiais e na Educação praticada nos sistemas de ensino; identificação dos conhecimentos pedagógicos necessários para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais; e como os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais estão efetivamente presentes no cotidiano docente. Em relação aos elementos que constituem o Pensamento Algébrico, foram identificados elementos associados às vertentes de Aritmética Generalizada e Pensamento Funcional em todos os documentos oficiais analisados e também em uma importante ferramenta da Educação Básica – o livro didático. O conhecimento especializado dos elementos vinculados às vertentes da Aritmética Generalizada e Pensamento Funcional foi inferido necessário aos docentes para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos inicias. No entanto, o conhecimento sobre esses elementos não se mostrou efetivamente presente no cotidiano docente. Em síntese, os resultados obtidos sinalizam que o conhecimento do conteúdo no que tange o Pensamento Algébrico, está associado essencialmente às suas experiências durante os seus processos de escolarização e formação inicial, o que reforça a suposição de que há muito a ser mobilizado em prol da formação continuada.por
dc.description.abstractThis research aimed to understand how the pedagogical knowledge necessary to teachers is constituted, regarding the development of Algebraic Thinking in students of the early years. To achieve this goal, a qualitative meta-analysis was carried out, 8 academic researches, 7 dissertations and 1 thesis that investigated the development of Algebraic Thought in the early years of Elementary Education, as well as official documents and / or fascicles of Brazilian Education documents that addressed the thematic. This analysis corpus was constituted according to previously established criteria. The meta-analysis of this corpus was developed based on the following research perspectives: identification of the elements that constitute Algebraic Thinking in official documents and in Education practiced in teaching systems; identification of the pedagogical knowledge necessary for the development of Algebraic Thought in the early years; and how the knowledge necessary for the development of Algebraic Thought in the early years is effectively present in the teaching routine. In relation to the elements that make up Algebraic Thinking, elements associated with the Generalized Arithmetic and Functional Thinking aspects were identified in all the official documents analyzed and also in an important Basic Education tool - the textbook. The specialized knowledge of the elements linked to the aspects of Generalized Arithmetic and Functional Thinking, was inferred as necessary for teachers for the development of Algebraic Thinking in the early years. However, knowledge about these elements was not effectively present in the teaching routine. In summary, the results obtained indicate that the knowledge of the content regarding Algebraic Thinking, is essentially associated with their experiences during their schooling and initial training process, which reinforces a long time to be mobilized in favor of continuing education.por
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2021-09-15T13:07:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Débora - versão final - corrigida.pdf: 878690 bytes, checksum: b80e064646fa3fc72807ac050f588560 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido devido ao título da publicação do arquivo PDF estar diferente do TEDE on 2021-09-16T18:36:23Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2021-09-21T13:42:23Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Débora - versão final - corrigida.pdf: 878690 bytes, checksum: b80e064646fa3fc72807ac050f588560 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-09-21T19:27:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Débora - versão final - corrigida.pdf: 878690 bytes, checksum: b80e064646fa3fc72807ac050f588560 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-21T19:31:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Débora - versão final - corrigida.pdf: 878690 bytes, checksum: b80e064646fa3fc72807ac050f588560 (MD5) Previous issue date: 2021-03-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182110/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20D%c3%a9bora%20-%20vers%c3%a3o%20final%20-%20corrigida.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPensamento Algébricopor
dc.subjectAnos Iniciaispor
dc.subjectConhecimentos Docentespor
dc.subjectMetanálisepor
dc.subjectAlgebraic Thinkingeng
dc.subjectInitial Yearseng
dc.subjectTeaching Knowledgeeng
dc.subjectMeta-Analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ENSINOpor
dc.titleOs conhecimentos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico na formação de professores dos anos iniciais : análise de produções científicas da área, documentos oficiais e sistemas de avaliação da educação no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Débora - versão final - corrigida.pdfDÉBORA_CRISTINE_FRASNELLI_DIS858,1 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.