Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9870
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo da transição do ensino fundamental para o ensino médio, em ciências da natureza/química, na perspectiva de estudantes e professores
Autor: Nogueira, Bettina Mühlen 
Primeiro orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo compreender os impactos do processo de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio em Ciências da Natureza e Química. Para atingir esse objetivo, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Para isso, analisou-se como se caracteriza essa etapa, identificaram-se as possíveis dificuldades e foram propostas possíveis alternativas para as dificuldades identificadas. O tema trata a percepção de estudantes e professores da Educação Básica, a partir da aplicação de questionários e de uma revisão de literatura. Com vistas de abordar a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio nas disciplinas de Ciências da Natureza e Química, os participantes cursavam ou lecionavam no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Analisaram-se os dados obtidos por meio da Análise Textual Discursiva. A discussão realizada fundamentou-se na revisão de literatura realizada. A partir dos enunciados obtidos provenientes dos dados dos questionários dos professores emergiu quatro grandes categorias finais, sendo elas: fatores associados ao professor, fatores associados aos estudantes, fatores associados à escola e fatores associados a questões contemporâneas. A discussão dos enunciados obtidos a partir dos dados dos questionários dos estudantes, teve como objetivo a comparação com as grandes categorias finais provenientes dos professores, com vistas de validar a pesquisa, analisando suas similaridades e diferenças. Dessa forma, emergiram duas grandes categorias finais, sendo elas: fatores associados ao professor e fatores associados aos estudantes.
Abstract: This dissertation aimed to understand the impacts of the transition process from Elementary School to High School in Natural Sciences and Chemistry. To achieve this objective, the research has a qualitative approach. For this, it was analyzed how this stage is characterized, possible difficulties were identified and possible alternatives were proposed to the difficulties identified. The theme deals with the perception of students and teachers of Basic School, through the application of questionnaires and a literature review. Regarding to addressing the transition from Elementary School to High School on disciplines of Natural Sciences and Chemistry, the participants attended or taught in the 8th and 9th degree of Elementary School and 1st year of High School. The obtained data was analyzed using Textual Discursive Analysis. The carried out discussion was based on the carried out literature review. From the statements obtained from the data on teachers' questionnaires, four major final categories emerged, which are: associated factors to the teacher, associated factors to the students, associated factors to the school and associated factors to contemporary issues. The enunciation’s discussion obtained from the students' questionnaires, aimed at comparing the large final categories obtained from the teachers, with a view to validating the research, analyzing the similarities and differences. In that way, two major final categories emerged, namely: associated factors to the teacher and associated factors to the students.
Palavras-chave: Ciências da Natureza
Química
Transição entre Ensino Fundamental e Ensino Médio
Desinteresse dos Estudantes
Natural Sciences
Chemistry
Transition Process from Elementary School to High School
Students Apathy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS: ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola Politécnica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9870
Data de defesa: 30-Abr-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO BETINA NOGUEIRA VERSAO FINAL.pdfBETTINA_MUHLEN_NOGUEIRA_DIS1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.