Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNogueira, Bettina Mühlen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730806016363812por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981501635179618por
dc.date.accessioned2021-09-21T12:28:05Z-
dc.date.issued2020-04-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9870-
dc.description.resumoEsta dissertação teve por objetivo compreender os impactos do processo de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio em Ciências da Natureza e Química. Para atingir esse objetivo, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Para isso, analisou-se como se caracteriza essa etapa, identificaram-se as possíveis dificuldades e foram propostas possíveis alternativas para as dificuldades identificadas. O tema trata a percepção de estudantes e professores da Educação Básica, a partir da aplicação de questionários e de uma revisão de literatura. Com vistas de abordar a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio nas disciplinas de Ciências da Natureza e Química, os participantes cursavam ou lecionavam no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Analisaram-se os dados obtidos por meio da Análise Textual Discursiva. A discussão realizada fundamentou-se na revisão de literatura realizada. A partir dos enunciados obtidos provenientes dos dados dos questionários dos professores emergiu quatro grandes categorias finais, sendo elas: fatores associados ao professor, fatores associados aos estudantes, fatores associados à escola e fatores associados a questões contemporâneas. A discussão dos enunciados obtidos a partir dos dados dos questionários dos estudantes, teve como objetivo a comparação com as grandes categorias finais provenientes dos professores, com vistas de validar a pesquisa, analisando suas similaridades e diferenças. Dessa forma, emergiram duas grandes categorias finais, sendo elas: fatores associados ao professor e fatores associados aos estudantes.por
dc.description.abstractThis dissertation aimed to understand the impacts of the transition process from Elementary School to High School in Natural Sciences and Chemistry. To achieve this objective, the research has a qualitative approach. For this, it was analyzed how this stage is characterized, possible difficulties were identified and possible alternatives were proposed to the difficulties identified. The theme deals with the perception of students and teachers of Basic School, through the application of questionnaires and a literature review. Regarding to addressing the transition from Elementary School to High School on disciplines of Natural Sciences and Chemistry, the participants attended or taught in the 8th and 9th degree of Elementary School and 1st year of High School. The obtained data was analyzed using Textual Discursive Analysis. The carried out discussion was based on the carried out literature review. From the statements obtained from the data on teachers' questionnaires, four major final categories emerged, which are: associated factors to the teacher, associated factors to the students, associated factors to the school and associated factors to contemporary issues. The enunciation’s discussion obtained from the students' questionnaires, aimed at comparing the large final categories obtained from the teachers, with a view to validating the research, analyzing the similarities and differences. In that way, two major final categories emerged, namely: associated factors to the teacher and associated factors to the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2021-09-16T12:49:52Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO BETINA NOGUEIRA VERSAO FINAL.pdf: 1207942 bytes, checksum: ec100275b46162601d10fc8d6d12c672 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-09-21T12:23:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO BETINA NOGUEIRA VERSAO FINAL.pdf: 1207942 bytes, checksum: ec100275b46162601d10fc8d6d12c672 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-21T12:28:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO BETINA NOGUEIRA VERSAO FINAL.pdf: 1207942 bytes, checksum: ec100275b46162601d10fc8d6d12c672 (MD5) Previous issue date: 2021-04-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182097/DISSERTACAO%20BETINA%20NOGUEIRA%20VERSAO%20FINAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiências da Naturezapor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectTransição entre Ensino Fundamental e Ensino Médiopor
dc.subjectDesinteresse dos Estudantespor
dc.subjectNatural Scienceseng
dc.subjectChemistryeng
dc.subjectTransition Process from Elementary School to High Schooleng
dc.subjectStudents Apathyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ENSINOpor
dc.titleEstudo da transição do ensino fundamental para o ensino médio, em ciências da natureza/química, na perspectiva de estudantes e professorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO BETINA NOGUEIRA VERSAO FINAL.pdfBETTINA_MUHLEN_NOGUEIRA_DIS1.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.