Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9809
Document type: Tese
Title: Formação docente : do debate da inovação às mudanças paradigmáticas no contexto dos paradigmas educacionais vigentes
Author: Maldonado, Luciene 
Advisor: Eggert, Edla
Abstract (native): Ao longo dos anos de formação como estudante, as inquietações que surgiram a partir das experiências e da trajetória na qual o percurso educativo foi se construindo, produziu uma curiosidade inquietante quanto ao futuro da Educação no século XXI. A presente tese analisa as razões que impulsionam instituições e docentes de ensino superior a redefinir e/ou ressignificar a sua formação, as práticas e teorias em cursos de Licenciatura. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo bibliográfico e análise de conteúdo de pesquisas entre os anos de 2008 até 2018 de Teses e Dissertações produzidas em diversas instituições de ensino superior. Busquei compreender os aspectos aplicáveis para mudanças de paradigmas tradicionais e dominantes na formação docente nos cursos de licenciaturas. Igualmente observei a relevância nos discursos sobre práticas pedagógicas diferenciadas, com relação às inovações na Educação e ensino, e as necessidades de uma transformação acadêmica nas práticas e na formação do futuro docente, com vistas a projetos diferenciados que pretendem uma ressignificação para a Educação. E, nas considerações finais são apresentadas análises sobre as dissertações que estão mais envolvidas com as experiências das mudanças nas práticas docentes, ou seja, sobre o Fazer. Trabalhos que apresentam suas práxis com olhares para um ensino mais dinâmico voltado para uma formação mais integralizadora. Esses trabalhos analisados, apresentam uma dissipação de conceitos e amarras vinculadas as teorias acadêmicas e ao entrelaçamento de paradigmas educacionais – apresentando em teoria o – Modo de Fazer.
Abstract (english): Throughout the formative years as a student, the concerns that emerged from the experiences and the trajectory in which the educational path was being built, produced an unsettling curiosity about the future of Education in the 21st century. The present thesis analyzes the reasons that impel higher education institutions and teachers to redefine and / or re-signify their training, practices and theories in undergraduate courses. The explored research methodology was the bibliographic study and analysis of research content between the years 2008 to 2018 of Thesis and Dissertations produced in several higher education institutions. I sought to understand the aspects applicable to changes in traditional and dominant paradigms in regard to the education in undergraduate courses. In same sense, I observed the relevance in the discourses about differentiated pedagogical practices related to innovations in the Education and teaching and the necessity for an academic transformation in the practices and in the formation of the future teacher, with a view to differentiated projects that intend to given new meanings to the Education. In the final considerations, were showed an analysis of master’s dissertations that have compromise with the changes in teaching practices, in other words, a commitment to the Doing. This works demonstrated their Praxis with look to a more dynamic teaching in the sense of a more integrated formation. All analyzed works have a spread of concepts and ties with the academic theories, also the interlacement of educational paradigms - showing in theory o - Way of Doing.
Keywords: Educação
Formação Docente
Inovação Educacional
Paradigmas Educacionais
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9809
Issue Date: 30-Mar-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maldonado_Tese_PUCRS (10-08).pdfLUCIENE_MADONADO_TES1.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.