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dc.creatorMaldonado, Luciene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7133442325225205por
dc.contributor.advisor1Eggert, Edla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418por
dc.date.accessioned2021-08-11T11:20:32Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9809-
dc.description.resumoAo longo dos anos de formação como estudante, as inquietações que surgiram a partir das experiências e da trajetória na qual o percurso educativo foi se construindo, produziu uma curiosidade inquietante quanto ao futuro da Educação no século XXI. A presente tese analisa as razões que impulsionam instituições e docentes de ensino superior a redefinir e/ou ressignificar a sua formação, as práticas e teorias em cursos de Licenciatura. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo bibliográfico e análise de conteúdo de pesquisas entre os anos de 2008 até 2018 de Teses e Dissertações produzidas em diversas instituições de ensino superior. Busquei compreender os aspectos aplicáveis para mudanças de paradigmas tradicionais e dominantes na formação docente nos cursos de licenciaturas. Igualmente observei a relevância nos discursos sobre práticas pedagógicas diferenciadas, com relação às inovações na Educação e ensino, e as necessidades de uma transformação acadêmica nas práticas e na formação do futuro docente, com vistas a projetos diferenciados que pretendem uma ressignificação para a Educação. E, nas considerações finais são apresentadas análises sobre as dissertações que estão mais envolvidas com as experiências das mudanças nas práticas docentes, ou seja, sobre o Fazer. Trabalhos que apresentam suas práxis com olhares para um ensino mais dinâmico voltado para uma formação mais integralizadora. Esses trabalhos analisados, apresentam uma dissipação de conceitos e amarras vinculadas as teorias acadêmicas e ao entrelaçamento de paradigmas educacionais – apresentando em teoria o – Modo de Fazer.por
dc.description.abstractThroughout the formative years as a student, the concerns that emerged from the experiences and the trajectory in which the educational path was being built, produced an unsettling curiosity about the future of Education in the 21st century. The present thesis analyzes the reasons that impel higher education institutions and teachers to redefine and / or re-signify their training, practices and theories in undergraduate courses. The explored research methodology was the bibliographic study and analysis of research content between the years 2008 to 2018 of Thesis and Dissertations produced in several higher education institutions. I sought to understand the aspects applicable to changes in traditional and dominant paradigms in regard to the education in undergraduate courses. In same sense, I observed the relevance in the discourses about differentiated pedagogical practices related to innovations in the Education and teaching and the necessity for an academic transformation in the practices and in the formation of the future teacher, with a view to differentiated projects that intend to given new meanings to the Education. In the final considerations, were showed an analysis of master’s dissertations that have compromise with the changes in teaching practices, in other words, a commitment to the Doing. This works demonstrated their Praxis with look to a more dynamic teaching in the sense of a more integrated formation. All analyzed works have a spread of concepts and ties with the academic theories, also the interlacement of educational paradigms - showing in theory o - Way of Doing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-08-10T18:50:27Z No. of bitstreams: 1 Maldonado_Tese_PUCRS (10-08).pdf: 1407605 bytes, checksum: 04957d2b657e040e58ff3af15ce020f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-08-11T11:11:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maldonado_Tese_PUCRS (10-08).pdf: 1407605 bytes, checksum: 04957d2b657e040e58ff3af15ce020f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-11T11:20:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maldonado_Tese_PUCRS (10-08).pdf: 1407605 bytes, checksum: 04957d2b657e040e58ff3af15ce020f5 (MD5) Previous issue date: 2020-03-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181756/Maldonado_Tese_PUCRS%20%2810-08%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectInovação Educacionalpor
dc.subjectParadigmas Educacionaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação docente : do debate da inovação às mudanças paradigmáticas no contexto dos paradigmas educacionais vigentespor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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