Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9781
Tipo do documento: Dissertação
Título: Busca e apreensão em dispositivos informáticos (smartphone e computador)
Autor: Silva, Tamara Maura da 
Primeiro orientador: Giacomolli, Nereu José
Resumo: A presente dissertação, vinculada à área de concentração “Sistema Penal e Violência e à linha de pesquisa “Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos”, tem como objeto a busca e apreensão em dispositivos de armazenamento, especificamente no Smartphone e Computadores. Para tanto, antes de adentrar especificamente no tema destaca a importância de falar sobre o contexto histórico que antecedeu a promulgação da Constituição Federal, para verificar o motivo pelo qual o constituinte se preocupou em estabelecer um rol de direitos fundamentais, inclusive, atribuindo a alguns o valor de inviolável. Ressalta-se, em que pese concordar com a relatividade dos direitos fundamentais, não devem ser aceitos discursos que atribuem maior valor ao Estado do que ao direito individual do cidadão. No que tange a intimidade e a vida privada é direito do indivíduo ser protegido de toda atividade que vise se intrometer de maneira indevida. Portanto, ao lidar com a busca e apreensão de dados, o que consequentemente interfere na intimidade e vida privada, é imperioso reconhecer a importância desses dados, afastar a incidência de posicionamentos arbitrários e regulamentar os critérios de restrição, consistentes em legislação própria, requerimento realizado pelo ministério Público, vedada iniciativa de ofício pelo magistrado, taxatividade, autorização judicial fundamentada e justificada, com base no princípio da proporcionalidade, o motivo da realização da busca, bem como, a delimitação do mandado, que não poderá ser carta branca, e sim, devidamente especifico, constando em qual pasta ou arquivo deverá ser realizada a busca.
Abstract: La presente tesis, vinculada al área de concentración “Sistema Penal y Violencia y la línea de investigación “Sistemas Jurídicos y Penales Contemporáneos ”, tiene como objeto la busque da e incautaciónen dispositivos de almacenamiento, específicamente en Smartphone y Computadoras. Por ello, antes de entrar específicamente en el tema, se resalta la importancia de hablar del contexto histórico que precedió a la promulgación de la Constitución Federal, para verificar la razón por la cualla constituyente se preocupó por establecer una lista de derechos fundamentales, incluyendo, atribuir a algunos los derechos fundamentales valor inviolable. Cabe señalar que, a pesar de estar de acuerdo con la relatividad de los derechos fundamentales, no deben aceptarse discursos que atribuyan mayor valor al Estado que al derecho individual del ciudadano. Encuanto a la intimidad y la vida privada, es derecho del individuo estar protegido de cualquier actividad que busque interferir de manera indebida. Por lo tanto, cuando se trata de la búsqueda e in cautación de datos, que em consecuencia interfiere en la intimidad y la vida privada, es imperativo reconocer la importancia de estos datos, eliminar la incidencia de posiciones arbitrarias y regular los criterios de restricción, acordes con la legislación específica, requisito que se hace por el Ministerio Público, no iniciativa oficial del magistrado, fiscalidad, autorización judicial motivada y justificada, fundamentada en el principio de proporcionalidad, el motivo para realizar elallanamiento, así como la delimitación de la orden, que no puede ser carta blanca, pero sí , debidamente especificado, en qué carpeta o archivo se debe realizar la búsqueda.
Palavras-chave: Vida Privada
Intimidade
Busca e Apreensão
Dados Digitais
Dispositivos Informáticos
Limitação de Poder
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 12 meses
Data para liberar texto completo: 15/07/2022
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9781
Data de defesa: 18-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_TAMARA_MAURA_DA_SILVA_COMPLETO.pdfTAMARA_MAURA_DA_SILVA_DIS1,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.