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Tipo do documento: Tese
Título: Avaliação de esquemas iniciais desadaptativos da Terapia do Esquema no Transtorno de Acumulação de Animais
Autor: Ferreira, Elisa Arrienti 
Primeiro orientador: Irigaray, Tatiana Quarti
Resumo: Introdução: O Transtorno de Acumulação de Animais (TAA) se caracteriza pelo acúmulo de muitos animais e pela incapacidade em oferecer cuidados básicos que resultam em deterioro. Objetivos: Esta Tese teve como principal objetivo compreender o fenômeno da acumulação de animais, a partir de fundamentos teóricos da Terapia do Esquema (TE). Os objetivos específicos foram: 1) elaborar, aplicar e a avaliar uma capacitação sobre o TAA para profissionais da Sáude e do Direito de serviços públicos e 2) divulgar informações técnicas acerca do TAA. Para responder aos objetivos foram elaborados dois artigos empíricos e um capítulo de livro. O primeiro artigo teve como principal objetivo compreender, a partir da teoria da TE, quais esquemas iniciais desadaptativos (EID) do primeiro domínio foram desenvolvidos por pessoas que acumulam animais. O segundo artigo buscou avaliar uma capacitação oferecida a profissionais que trabalhavam com pessoas que acumulavam animais e que atuavam nas áreas da Saúde e do Direito no serviço público. Também investigou se o perfil do profissional se relacionava com o nível de conhecimento sobre o TAA e os efeitos da capacitação. O terceiro artigo tratou-se de um capítulo de livro cujo objetivo foi caracterizar o TAA e apresentar intervenções terapêuticas. Métodos: O primeiro artigo investigou, a partir da teoria da TE, quais esquemas iniciais desadaptativos (EID) do primeiro domínio desenvolveram-se. Foram entrevistados por uma psicóloga os quatro participantes respondentes de um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada adaptada do formulário de conceitualização de casos em TE. Investigaram-se dados sobre infância, adolescência e estilos parentais. O segundo artigo verificou os efeitos de uma capacitação sobre TAA para 82 indivíduos. Foram aplicados um questionário de dados sociodemográficos e um instrumento para avaliação de conhecimentos sobre TAA (pré e pós capacitação). O capítulo do livro foi elaborado através de uma revisão integrativa da literatura. Resultados: O primeiro artigo demonstrou que surgiram conteúdos de cinco EID do primeiro domínio da TE. Observou-se recorrência de maus tratos, sobretudo privação emocional, durante a infância, além do baixo grau de instrução de ambos os genitores e o alcoolismo paterno. O segundo artigo apontou que o conhecimento sobre o TAA melhorou significativamente na avaliação realizada após a capacitação, os melhores resultados foram encontrados em indivíduos mais jovens e com menor tempo no cargo. O capítulo apresentou formas de manejo inicial do TAA. Conclusão: O primeiro artigo apontou que investigações sob a perspectiva da TE podem incrementar o entendimento do TAA e auxiliar na construção de protocolos de intervenção, uma vez que a TE postula que situações abuso e negligência no início da vida podem favorecer a formação de EID. O segundo artigo revelou evidências de bons resultados de uma capacitação sobre o TAA e sugere a importância da oferta de atividades de educação continuada para a qualificação dos profissionais. Concluiu-se que os cinco dos seis EID do primeiro domínio estão presentes em indivíduos com TAA ―privação emocional‖, ―isolamento social‖, ―inibição emocional‖, ―abuso e pessimismo‖. Além disso, pode-se inferir que a proposição de recolher e manter animais são estilos de enfrentamento aos EID.
Abstract: Introduction: Animal Hoarding Disorder (AHD) is characterized by the accumulation of many animals and the inability to provide basic care, resulting in deterioration. Few studies propose guidelines or intervention protocols. Objectives: This thesis had three distinct objectives: 1) to develop, apply and evaluate training on AHD for health and law professionals, 2) to understand the phenomenon of animal hoarding, based on theoretical foundations of Schema Therapy (ST) and 3) Disseminate technical information about AHD. In order to respond to objectives, two empirical articles were prepared. The first article aimed to evaluate a training offered to professionals working with animal hoarders. in the areas of Health and Law in the public service. The second article aimed to understand, based on the ST theory, which early maladaptive schemas (EMS) of the first domain were developed by individuals who hoarded animals. Methods: In the first article, the effects of training on AHD for professionals were verified. In addition, it was investigated whether the profile of the professional was related to the level of knowledge about AHD and the effects of training. Thus, 82 individuals participated. A sociodemographic data questionnaire and an instrument for assessing knowledge about animal hoarding disorder (pre- and post-training) were applied. The second article presented the understanding, based on the ST theory, in which early maladaptive schemas (EMS) of the first domain were developed by individuals who hoard animals. Four individuals were interviewed by a psychologist. Participants answered a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview adapted from the ST case conceptualization form that investigated data on childhood, adolescence, and parenting styles. Results: The first study showed that in the interviews content from five of the six Early Maladaptive Schemas (EMS) of the first domain of the ST emerged. In the reports the recurrent presence of maltreatment was observed, especially emotional deprivation during childhood, in addition to the low level of education of parents and paternal alcoholism. The second study indicated the knowledge regarding animal hoarding disorder improved significantly in the evaluation performed after the training, with the best results found in younger individuals and with less time in the work position. For the fulfillment of the third objective, a book chapter ―Interventions in AHD‖ presented initial interventions for individuals with TAA. Conclusion: The first study concludes that the evidence of the effectiveness of training on AHD indicates the importance of developing and offering continuing education activities as tools for the qualification of professionals. In the second article, the conclusive data suggest that an investigation from the perspective of ST can provide a better understanding of this pathology and assist in the construction of intervention protocols, since the ST postulates that situations of abuse and neglect in early life can favor the formation of EMS. The main findings of the thesis were: 1) the presence of five of the six EMS of the first TE domain: ―emotional deprivation‖, ―social isolation‖, ―emotional inhibition‖, ―abuse and pessimism‖ and 2) the proposition that collecting and keeping animals could schemas coping with styles.
Palavras-chave: Transtorno de Acumulação de Animais
Capacitação
Terapia do Esquema
Animal Hoarding Disorder
Training
Schema Therapy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 28/06/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9767
Data de defesa: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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