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Tipo do documento: Tese
Título: Prevenção contra maus-tratos na infância : crenças sobre punições físicas, avaliação de intervenção para pais e de treinamento para psicólogos(as) e assistentes sociais
Autor: Lawrenz, Priscila
Primeiro orientador: Habigzang, Luísa Fernanda
Resumo: Apesar dos esforços que têm sido realizados nas últimas décadas para garantir a proteção e o desenvolvimento integral das crianças, milhões continuam sendo expostas aos maus-tratos em todo o mundo. Esta tese de doutorado tem o objetivo geral de contribuir para a prevenção dos maus-tratos contra as crianças a partir da adaptação de uma escala para avaliar as crenças sobre punições físicas e da implementação e avaliação de um programa para pais e cuidadores. Na seção teórica são definidos e discutidos os principais conceitos que fundamentam os estudos apresentados na seção empírica. O primeiro estudo da seção empírica, intitulado “Adaptação da Escala de Crenças sobre Punições Físicas para o Contexto Brasileiro”, teve como objetivo apresentar o processo de adaptação da Escala de Crenças sobre Punições Físicas (ECPF) para o contexto brasileiro, bem como as evidências iniciais de dimensionalidade e precisão da escala. Foram incluídos 257 participantes e os resultados indicaram que a versão brasileira da escala apresentou melhores índices de ajuste na estrutura unifatorial. O segundo estudo da seção empírica recebeu o título de “ACT Raising Safe Kids Program improves parenting practices, beliefs about physical punishment, management of anger, and mental health: Evidence from a study in Brazil”. Este estudo teve o objetivo de avaliar a efetividade do Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Participaram da intervenção 47 mães e cinco pais. Os resultados demonstraram que o Programa ACT contribuiu para a melhora das práticas parentais, das crenças sobre punições físicas, dos níveis de raiva, depressão e estresse. O terceiro estudo da seção empírica, intitulado “Evaluation of the ACT Program Training for Psychologists and Social Workers”, teve como objetivo avaliar o treinamento do Programa ACT para psicólogos(as) e assistentes sociais do estado do Rio Grande do Sul. Participaram do treinamento 16 psicólogos(as) e duas assistentes sociais que atuavam em serviços públicos. Os resultados indicaram que os participantes avaliaram o treinamento como muito positivo e ficaram satisfeitos com a aplicabilidade dos conteúdos. A participação no treinamento também contribuiu para a diminuição de crenças legitimadoras de punições físicas.
Abstract: Despite the efforts that have been made in recent decades to ensure protection and integral development of children, millions continue to be exposed to child maltreatment worldwide. This doctoral thesis has the general goal of contributing to the prevention of child maltreatment by adapting a scale to assess physical punishment beliefs and implementing and evaluating a program for parents and caregivers. In the theoretical section the main concepts that underline the studies presented in the empirical section are defined and presented. The first study of the empirical section, entitled “Adaptation of the Physical Punishment Beliefs Scale to the Brazilian Context”, aimed to present the process of adapting the Physical Punishment Beliefs Scale for the Brazilian context, as well as initial evidence of scale dimensions and precision. A total of 257 participants were included and results indicated that the Brazilian version of the scale had better adjustment rates in the single factor structure. The second study of the empirical section received the title “ACT Raising Safe Kids Program improves parenting practices, beliefs about physical punishment, management of anger, and mental health: Evidence from a study in Brazil”. This study aimed to evaluate the effectiveness of the ACT Raising Safe Kids Program in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A total of 47 mothers and five fathers participated in the intervention. Results showed that the ACT Program contributed to improve parenting practices, beliefs about physical punishment, level of anger, depression, and stress. The third study of the empirical section, entitled “Evaluation of the ACT Program Training for Psychologists and Social Workers”, aimed to evaluate the ACT Program Training for psychologists and social workers in the state of Rio Grande do Sul. Participants were 16 psychologists and two social workers from public services. Results indicated that participants evaluated training as very positive and were satisfied with the applicability of the content. Participation in training also contributed to the reduction of beliefs that legitimize physical punishment.
Palavras-chave: Maus-Tratos
Crianças
Prevenção
Intervenção
Treinamento
Maltreatment
Children
Prevention
Intervention
Training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 04/05/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9583
Data de defesa: 12-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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