Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLawrenz, Priscila-
dc.contributor.advisor1Habigzang, Luísa Fernanda-
dc.date.accessioned2021-05-04T13:13:22Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9583-
dc.description.resumoApesar dos esforços que têm sido realizados nas últimas décadas para garantir a proteção e o desenvolvimento integral das crianças, milhões continuam sendo expostas aos maus-tratos em todo o mundo. Esta tese de doutorado tem o objetivo geral de contribuir para a prevenção dos maus-tratos contra as crianças a partir da adaptação de uma escala para avaliar as crenças sobre punições físicas e da implementação e avaliação de um programa para pais e cuidadores. Na seção teórica são definidos e discutidos os principais conceitos que fundamentam os estudos apresentados na seção empírica. O primeiro estudo da seção empírica, intitulado “Adaptação da Escala de Crenças sobre Punições Físicas para o Contexto Brasileiro”, teve como objetivo apresentar o processo de adaptação da Escala de Crenças sobre Punições Físicas (ECPF) para o contexto brasileiro, bem como as evidências iniciais de dimensionalidade e precisão da escala. Foram incluídos 257 participantes e os resultados indicaram que a versão brasileira da escala apresentou melhores índices de ajuste na estrutura unifatorial. O segundo estudo da seção empírica recebeu o título de “ACT Raising Safe Kids Program improves parenting practices, beliefs about physical punishment, management of anger, and mental health: Evidence from a study in Brazil”. Este estudo teve o objetivo de avaliar a efetividade do Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Participaram da intervenção 47 mães e cinco pais. Os resultados demonstraram que o Programa ACT contribuiu para a melhora das práticas parentais, das crenças sobre punições físicas, dos níveis de raiva, depressão e estresse. O terceiro estudo da seção empírica, intitulado “Evaluation of the ACT Program Training for Psychologists and Social Workers”, teve como objetivo avaliar o treinamento do Programa ACT para psicólogos(as) e assistentes sociais do estado do Rio Grande do Sul. Participaram do treinamento 16 psicólogos(as) e duas assistentes sociais que atuavam em serviços públicos. Os resultados indicaram que os participantes avaliaram o treinamento como muito positivo e ficaram satisfeitos com a aplicabilidade dos conteúdos. A participação no treinamento também contribuiu para a diminuição de crenças legitimadoras de punições físicas.por
dc.description.abstractDespite the efforts that have been made in recent decades to ensure protection and integral development of children, millions continue to be exposed to child maltreatment worldwide. This doctoral thesis has the general goal of contributing to the prevention of child maltreatment by adapting a scale to assess physical punishment beliefs and implementing and evaluating a program for parents and caregivers. In the theoretical section the main concepts that underline the studies presented in the empirical section are defined and presented. The first study of the empirical section, entitled “Adaptation of the Physical Punishment Beliefs Scale to the Brazilian Context”, aimed to present the process of adapting the Physical Punishment Beliefs Scale for the Brazilian context, as well as initial evidence of scale dimensions and precision. A total of 257 participants were included and results indicated that the Brazilian version of the scale had better adjustment rates in the single factor structure. The second study of the empirical section received the title “ACT Raising Safe Kids Program improves parenting practices, beliefs about physical punishment, management of anger, and mental health: Evidence from a study in Brazil”. This study aimed to evaluate the effectiveness of the ACT Raising Safe Kids Program in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A total of 47 mothers and five fathers participated in the intervention. Results showed that the ACT Program contributed to improve parenting practices, beliefs about physical punishment, level of anger, depression, and stress. The third study of the empirical section, entitled “Evaluation of the ACT Program Training for Psychologists and Social Workers”, aimed to evaluate the ACT Program Training for psychologists and social workers in the state of Rio Grande do Sul. Participants were 16 psychologists and two social workers from public services. Results indicated that participants evaluated training as very positive and were satisfied with the applicability of the content. Participation in training also contributed to the reduction of beliefs that legitimize physical punishment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Psicologia ([email protected]) on 2021-04-20T16:49:27Z No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado_Priscila Lawrenz.pdf: 1602701 bytes, checksum: 866f973d01fd14911fee62dd9640b8ce (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-05-04T13:01:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado_Priscila Lawrenz.pdf: 1602701 bytes, checksum: 866f973d01fd14911fee62dd9640b8ce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-04T13:13:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado_Priscila Lawrenz.pdf: 1602701 bytes, checksum: 866f973d01fd14911fee62dd9640b8ce (MD5) Previous issue date: 2021-03-12eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180575/TES_PRISCILA_LAWRENZ_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências da Saúde e da Vidapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaus-Tratospor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectTreinamentopor
dc.subjectMaltreatmenteng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectPreventioneng
dc.subjectInterventioneng
dc.subjectTrainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titlePrevenção contra maus-tratos na infância : crenças sobre punições físicas, avaliação de intervenção para pais e de treinamento para psicólogos(as) e assistentes sociaispor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao04/05/2026por
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_PRISCILA_LAWRENZ_CONFIDENCIAL.pdfPRISCILA_LAWRENZ_TES354.68 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.