Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonzatti, Valéria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1789312286795042por
dc.contributor.advisor1Irigaray, Tatiana Quarti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6869267799544611por
dc.date.accessioned2021-04-27T18:44:31Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9569-
dc.description.resumoO treino cognitivo em idosos oportuniza a melhora e/ou manutenção das capacidades cognitivas. A tecnologia aliada a estimulação cognitiva em idosos poderá influenciar no envelhecimento saudável. Protocolos de treino e materiais educativos são instrumentos acessíveis para reabilitação cognitiva. Objetivos: O presente estudo está divido em três estudos empíricos. Os estudos de desdobravam em cinco artigos e uma produção técnica. O primeiro artigo teve como objetivo descrever o processo de adaptação digital de um treino cognitivo em lápis e papel para idosos para um aplicativo móvel; o segundo artigo teve como objetivo apresentar um estudo inicial de evidências de validade de conteúdo do protótipo do aplicativo Treino Cognitivo para Idosos (TreCog-I); no terceiro artigo o objetivo principal foi verificar os resultados de um piloto de um treino cognitivo online nos níveis de autoeficácia, autoestima, sintomas de depressão e ansiedade e funcionamento cognitivo de idosos em distanciamento social; já no artigo quatro o objetivo foi descrever o uso da plataforma Google Classroom para treinos cognitivos em idosos em distanciamento social; o último artigo traz o objetivo descrever o processo de construção e validação de uma cartilha sobre tecnologia para idosos. Métodos: Nos artigos houve o Cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (ICV) do treino em forma de aplicativo, treino online, cartilha, como também a produção de nuvens de palavras e análise de conteúdo. Resultados: O primeiro estudo descreveu a construção do treino em aplicativo. O segundo apontou os índices de validade entre os juízes no qual o treino obteve IVC próximo a 1,00, assim, ao que se referente ao nível de concordância foi alto. No artigo três não houve diferenças entre sintomatologia ansiosa, depressiva, autoestima e autoeficácia nos tempos de avaliação. No quarto artigo, as categorias afeto, aprendizagem, dificuldades e tecnologia emergiram nas considerações dos idosos sobre o uso do Google Class. O último artigo assegurou que a cartilha foi considerada adequada para instrumentalizar os idosos a usarem as tecnologias. Conclusão: Os três estudos permitiram inferir que as tecnologias são ferramentas para auxiliares idosos nos treinos cognitivos (no aplicativo ou no uso de plataforma online). Assim, os produtos da tese apontam que diferentes modalidades de treinos cognitivos apresentaram grau de concordância entre avaliadores especialistas e do público-alvo. Sugerem-se que novos estudos possam ser realizados para verificar outras evidências de validade dos treinos como também acompanhar os participantes de forma longitudinal.por
dc.description.abstractIntroduction: Cognitive training in the elderly provides opportunities for improving and / or maintaining cognitive abilities. Technology combined with cognitive stimulation in the elderly may influence healthy aging. Training protocols and educational materials are accessible tools for cognitive rehabilitation. Objectives: The present study is divided into three empirical studies. The studies unfolded in five articles and a technical production. The first article aimed to describe the digital adaptation process of a cognitive training in pencil and paper for the elderly for a mobile application; the second article aimed to present an initial study of evidence of content validity of the prototype of the Cognitive Training for the Elderly application (TreCog-I); in the third article the main objective was to verify the results of a pilot of an online cognitive training in the levels of self-efficacy, self-esteem, symptoms of depression and anxiety and cognitive functioning of elderly people in social distance; in article four, the objective was to describe the use of the Google Classroom platform for cognitive training in elderly people in social distance; the last article aims to describe the process of building and validating a primer on technology for the elderly. Methods: In the articles there was the Calculation of the Content Validity Index (ICV) of the training in the form of an application, online training, booklet, as well as the production of word clouds and content analysis. Results: The first study described the construction of training in an application. The second pointed out the validity indexes among the judges in which the training obtained a CVI close to 1.00, thus, regarding the level of agreement was high. In article three, there were no differences between anxious, depressive, self-esteem and self-efficacy symptoms in the evaluation times. In the fourth article, the categories affection, learning, difficulties and technology emerged in the considerations of the elderly regarding the use of Google Class. The last article ensured that the booklet was considered adequate to equip the elderly to use the technologies. Conclusion: The three studies made it possible to infer that technologies are tools for elderly assistants in cognitive training (in the application or in the use of an online platform). Thus, the products of the thesis point out that different types of cognitive training showed a degree of agreement between expert evaluators and the target audience. It is suggested that further studies can be carried out to verify other evidence of training validity as well as to follow the participants in a longitudinal way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Psicologia ([email protected]) on 2021-04-19T12:42:06Z No. of bitstreams: 1 2021_Tese_Valeria.pdf: 7538972 bytes, checksum: cce9e79e723cca1599eaa98a0ef557b3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-04-27T18:38:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_Tese_Valeria.pdf: 7538972 bytes, checksum: cce9e79e723cca1599eaa98a0ef557b3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-27T18:44:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_Tese_Valeria.pdf: 7538972 bytes, checksum: cce9e79e723cca1599eaa98a0ef557b3 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180469/TES_VALERIA_GONZATTI_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências da Saúde e da Vidapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdosospor
dc.subjectTreino Cognitivopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectElderlyeng
dc.subjectCognitive trainingeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleO uso de tecnologia no treino cognitivo em idosos saudáveispor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao27/04/2026por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_VALERIA_GONZATTI_CONFIDENCIAL.pdfVALERIA_GONZATTI_TES361,71 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.