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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/954
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Sistemas de memória e emoção : desafios metodológicos e teóricos |
Autor: | Silveira, Ronie Alexsandro Teles da |
Primeiro orientador: | Stein, Lilian Milnitsky |
Resumo: | A investigação sistemática relativa à memória e à emoção ainda não possui uma base sólida em função de ser incipiente. Nesse contexto, uma das tarefas mais urgentes é o estabelecimento de parâmetros metodológicos que permitam comparações mais amplas dos resultados. Para isso, é necessária alguma uniformidade metodológica. A normatização de estímulos, realizada na Seção Empírica I, contribui com esse objetivo ao gerar índices padronizados com relação à emoção. Outro desafio da investigação atual consiste na obtenção de teorias explicativas para os fenômenos de natureza emocional. A Seção Empírica II é uma tentativa de ampliar o poder explanatório de uma conhecida teoria sobre a memória humana, a Teoria do Traço Difuso, originalmente concebida para explicar fenômenos não emocionais. Por um princípio de economia, parece razoável testar a capacidade de uma teoria existente em explicar os novos fenômenos emocionais do que propor uma teoria inteiramente nova com esse mesmo objetivo. A última parte, a Seção Teórica, submete a escrutínio o mais importante aparato metodológico para a obtenção de uma arquitetura cognitiva, seja pela Psicologia Cognitiva, seja pela Neuropsicologia a dissociação funcional. O objetivo aqui é reconsiderar a utilização dessa metodologia em todos os estudos que postulam diferentes sistemas de memória, como a Teoria do Traço Difuso. No conjunto, as três seções, buscam ampliar as condições metodológicas e teóricas para o estudo de fenômenos emocionais um objetivo perseguido pelo Grupo de Pesquisa em Processos Cognitivos Básicos do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. As seções empíricas buscam ampliar a base metodológica e teórica da investigação atual e a seção teórica, ao reavaliar a propriedade de uma estratégia de investigação, pretende renovar sua utilização liberando-a do conjunto de críticas existentes. |
Palavras-chave: | PSICOLOGIA COGNITIVA MEMÓRIA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS EMOÇÕES COGNIÇÃO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | SILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da. Sistemas de memória e emoção : desafios metodológicos e teóricos. 2007. 99 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/954 |
Data de defesa: | 19-Set-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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