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dc.creatorSilveira, Ronie Alexsandro Teles da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728892Z7por
dc.contributor.advisor1Stein, Lilian Milnitsky-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781124P4por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:39Z-
dc.date.available2007-11-05-
dc.date.issued2007-09-19-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da. Sistemas de memória e emoção : desafios metodológicos e teóricos. 2007. 99 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/954-
dc.description.resumoA investigação sistemática relativa à memória e à emoção ainda não possui uma base sólida em função de ser incipiente. Nesse contexto, uma das tarefas mais urgentes é o estabelecimento de parâmetros metodológicos que permitam comparações mais amplas dos resultados. Para isso, é necessária alguma uniformidade metodológica. A normatização de estímulos, realizada na Seção Empírica I, contribui com esse objetivo ao gerar índices padronizados com relação à emoção. Outro desafio da investigação atual consiste na obtenção de teorias explicativas para os fenômenos de natureza emocional. A Seção Empírica II é uma tentativa de ampliar o poder explanatório de uma conhecida teoria sobre a memória humana, a Teoria do Traço Difuso, originalmente concebida para explicar fenômenos não emocionais. Por um princípio de economia, parece razoável testar a capacidade de uma teoria existente em explicar os novos fenômenos emocionais do que propor uma teoria inteiramente nova com esse mesmo objetivo. A última parte, a Seção Teórica, submete a escrutínio o mais importante aparato metodológico para a obtenção de uma arquitetura cognitiva, seja pela Psicologia Cognitiva, seja pela Neuropsicologia a dissociação funcional. O objetivo aqui é reconsiderar a utilização dessa metodologia em todos os estudos que postulam diferentes sistemas de memória, como a Teoria do Traço Difuso. No conjunto, as três seções, buscam ampliar as condições metodológicas e teóricas para o estudo de fenômenos emocionais um objetivo perseguido pelo Grupo de Pesquisa em Processos Cognitivos Básicos do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. As seções empíricas buscam ampliar a base metodológica e teórica da investigação atual e a seção teórica, ao reavaliar a propriedade de uma estratégia de investigação, pretende renovar sua utilização liberando-a do conjunto de críticas existentes.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396213.pdf: 945282 bytes, checksum: d9833b0b3a70e73fdd423a417ae451a6 (MD5) Previous issue date: 2007-09-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7724/396213.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.subjectMEMÓRIA - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectEMOÇÕESpor
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleSistemas de memória e emoção : desafios metodológicos e teóricospor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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