Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9475
Tipo do documento: Tese
Título: Por uma educação jurídica: compreendendo a concepção de educação subjacente ao modelo de formação dos bacharéis em Direito conformado no Brasil
Autor: Ustárroz, Elisa 
Primeiro orientador: Guilherme, Alexandre Anselmo
Resumo: As situações de interesse que impulsionaram a pesquisa relacionam-se à insuficiência do modelo de formação dos bacharéis em Direito conformado no Brasil. A pesquisa teve por objetivo geral compreender – justificando o porquê – se a concepção de educação subjacente ao modelo de formação dos bacharéis em Direito conformado no Brasil impede a promoção de uma educação jurídica. Para além deste objetivo geral, a pesquisa assumiu como objetivos específicos: (i) analisar como o modelo de formação jurídica foi conformado através dos tempos, considerando sua inserção no marco da educação superior e sua estruturação curricular; (ii) compreender como o modelo formativo atualmente vigente no Brasil é percebido por docentes e gestores de cursos de Direito, identificando os seus principais traços; (iii) apreender a concepção de educação subjacente ao modelo de formação dos bacharéis em Direito conformado no Brasil, por meio da análise de concepções particulares de diferentes atores envolvidos nos processos educativos; (iv) refletir sobre a concepção de educação apreendida, identificando em que medida ela potencializa ou impede a promoção de uma educação à luz da teoria de Peters (1963, 1966, 1967). A pesquisa partiu da concepção do construtivismo social e caracterizou-se como um trabalho de campo, cuja abordagem foi substancialmente qualitativa (CRESWELL, 2010). Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiesturturada com dez docentes e gestores de cursos de Direito das três Universidades da cidade de Porto Alegre. Os dados foram analisados por meio da metodologia da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013), e os resultados demostraram que, embora as compreensões de educação partilhadas pelos entrevistados possam ser suficientemente ricas e aptas à promoção de uma educação jurídica, aspectos fundamentais relacionados aos processos educativos, aos atores dos processos e aos seus fins são negligenciados na prática educativa, o que determina a insuficiência do modelo de formação dos bacharéis em Direito atualmente conformado no Brasil.
Abstract: The situations of interest that have driven the research are connected with the insufficiency of the current model of formation of Brazilian law graduates. The general objective is to understand if - justifying why - the notion of education that lies within the current model of academic formation of Brazilian law graduates hinders the promotion of a legal education in the sense of forming not only a legal operator but also a jurist. In addition to this general objective, the research assumed as specific objectives: i) to analyze how the current model of legal education has been shaped over time, considering its insertion in the framework of higher education and its curricular structure; ii) to understand how the academic formative model in Brazil is perceived by professors and managers of Law courses, identifying the main features of this formative model; iii) to apprehend the underlying conception of education in the formative model of law graduates in Brazil, through the analysis of particular conceptions of different actors involved in the educational processes; iv) to reflect on the conception of education apprehended, identifying to what extent it enhances or prevents the promotion of education in the light of Peters' theory (1963, 1966, 1967). The research had as starting point the conception of social constructivism and was characterized as a fieldwork, whose approach was substantially qualitative (CRESWELL, 2010). Qualitative data were collected through interview with ten professors and managers of Law courses at the three Universities located in the city of Porto Alegre. The data were analyzed using the discursive textual analysis methodology (MORAES; GALIAZZI, 2013), and the results showed that, although the conception of education shared by the interviewees can be sufficiently rich and able to promote legal education, fundamental aspects related with educational processes, the actors of the processes and their ends are neglected in the educational practice, which determines the insufficiency of the academic formation model currently conformed in Brazil.
Palavras-chave: Educação jurídica
Bacharéis em Direito
Jurista
Operadores do Direito
Legal education
Law graduates
Jurist
Legal operators
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 08/01/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9475
Data de defesa: 28-Out-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_ELISA_USTARROZ_CONFIDENCIAL.pdfELISA_USTARROZ_TES363,81 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.