Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9421
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Fotografia documental e a construção da visualidade da infância das camadas populares no Brasil na década de 1980 |
Autor: | Masiero, Cláudia Gisele |
Primeiro orientador: | Monteiro, Charles |
Resumo: | Este estudo busca compreender e analisar o processo de construção da visualidade da infância das camadas populares na década de 1980, no Brasil. Neste período, ganham força os movimentos sociais e, consequentemente, a luta pelos direitos das crianças está entre eles. O campo da fotografia se expande e se institucionaliza com a criação do Instituto Nacional da Fotografia ligado à FUNARTE, assim como a produção fotodocumental socialmente engajada. Todas essas questões se entrelaçam de várias maneiras e contribuem para a elaboração e colocação em evidência de uma visualidade da infância, problematizando as inadequadas condições que crianças e adolescentes enfrentavam, especialmente as mais pobres, assim como, a Legislação vigente e às instituições de abrigo para menores. Nesse sentido, são analisados importantes fotolivros desse período: “A Questão do Menor” (1980), de Nair Benedicto, Juca Martins e Wagner Avancini e a “Antologia Fotográfica” (1989) de Walter Firmo. A referência teórica principal para o trabalho com essas imagens é Ulpiano de Meneses (2005), considerando três dimensões, Visual, Visível e Visão, a partir das quais se pode entender o documento visual como fonte de pesquisa. As fotografias contidas na primeira obra retratam crianças em diferentes situações dentro de unidades da FEBEM e da Clínica de Congonhas, esta última para deficientes mentais. As séries nela contidas são de caráter essencialmente documental, mas que não descuidam das questões estéticas da fotografia. Esse trabalho se propõe a documentar, mas sobretudo, a promover o debate e a transformação da realidade. São fotografias impactantes e que transparecem o envolvimento dos autores com os temas retratados. As fotografias de Walter Firmo, por sua vez, trazem um contraponto a essas imagens, mesmo que abordem temas como o trabalho infantil, dá a ver as crianças inseridas em diferentes culturas regionais, festejos populares e em momentos lúdicos. A diversidade, a riqueza cultural e étnica estão fortemente representadas nessas fotografias, com ênfase à visualidade do negro e das crianças negras das camadas populares. O uso da fotografia colorida por Firmo extrapola o preto e branco característico do fotodocumentarismo sem deixar de ser documentária, indicando uma opção estética autoral na produção das imagens. O conjunto das fotografias em questão, fruto do contexto anteriormente descrito, corroboram para o debate sobre às questões relacionadas à infância no país, parte de um movimento mais amplo, cujos esforços culminam na promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 (ECA). |
Abstract: | This study aims to understand and analyze the process of constructing the visuality of the
childhood of the working classes in the 1980s, in Brazil. In this period, social movements gain
strength and, consequently, the fight for children's rights is among them. The field of
photography expands and is institutionalized with the creation of the National Institute of
Photography linked to FUNARTE, as well as socially engaged photo documental production.
All these issues are intertwined in various ways and contribute to the elaboration and
highlighting of a childhood visuality, addressing the inadequate conditions that children and
adolescents faced, especially the poorest, as well as the current Legislation institutions of
children’s home. In this sense, the photobooks "A Questão do Menor" (1980), by Nair
Benedicto, Juca Martins and Wagner Avancini and the "Antologia Fotográfica" (1989) by
Walter Firmo are analyzed. The main theorical reference for the work with these images is
Ulpiano de Meneses (2005), considering three dimensions, Visual, Visible and Vision, from
which the visual document taken as a source of research can be understood. The photographs
contained in the first work present children in different situations within FEBEM units and the
Congonhas Clinic, the latter being for the mentally disabled. They are works of an essentially
documentary character, but that do not neglect the aesthetic issues of photography. This work
aims to document, but above all, to promote the debate and the transformation of reality. They
are impacting photographs that show the involvement of the authors with the themes
presented. Walter Firmo's photographs, in turn, bring a counterpoint to these images, even if
they bring themes such as child labor, shows children inserted in different regional cultures,
popular celebrations and in playful moments. The diversity and cultural and ethnic richness
are strongly represented in these photographs, with emphasis on the visuality of black people
and consequently of black children of working-class parents. The use of color photography by
Firmo extrapolates the black and white characteristic of photo documentarism while still being
documentary, indicating an authorial aesthetic option in the production of images. The set of
photographs in question, the result of the context described above, corroborate the debate on
issues related to childhood in the country, part of a wider movement, in which efforts culminate
in the promulgation of the Statute of children and adolescents in 1990 (ECA). Este estudio busca comprender y analisar el proceso de construcción de una visualidad de la infancia en las capas populares en la década de 1980, en Brasil. En este periodo ganan fuerzas los movimientos sociales y por conseguiente la lucha por los derechos de los niños está entre ellos. El campo de la fotográfia expandese y institucionalizase con la criación del instituto nacional de la fotografia conctado a la FUNARTE, así como la producción de la fotográfia socialmente comprometida. Todas esas cuestiones están entrelazadas de varias maneras y contribuyen para la elaboración y colocación en evidencia de una visualidad de la infancia, problematizando toda una situación que se expone enfrente a las improprias condiciones que enfrentan los niños y adolescentes, especialmente los más podres, así como la legislación actual y las instituiciones de abrigo para los menores. En este sentido, son analizados los fotolibros " A questão do menor" (1980) de Nair Benedicto, Juca Martins y Wagner Avancini e a "Antologia Fotografica" (1989) de Walter Fino. La referencia téorica principal del trabajo es las imágenes de Ulpiano de Meneses (2005), considerando tres dimenciones, visual, visible, visión, a partir de las cuáles se puede comprender el documento visual adoptado como fuente de investigación. Las fotografias contenidas en la primera obra muestran los niños en distintas situaciones dentro de FEBEM y de Clínica de Congonhas esta última para discapacitados mentales. Son trabajos de carctér fundamentalmente documental de las cuéstiones estéticas de la fotografia. Este trabajo proponerse a documentar, Pero sobretodo, a promocionar la discusión y la transmisión de la realidad. Son fotografías impactantes y que notase el involucramos yo de los autores con el tema retratado. Las fotografias de Walter Firmo, por otro lado, traen un contrapunto a estas imágenes, mismo que abordan asuntos como el trabajo infantil, muestran los niños insertados en las distintas culturas regionales, celebraciones populares y en los momentos lúdicos. La diversidad, la riqueza cultural y la étnica están fuertemente representados en estas fotográfias, con énfasis en la visualidad del negro y en las capas populares. El uso de la fotografia colorida por Firmo sobrepasa el negro y el blanco caracteristico del documentalismo para la arte y la expresión, sin dejar de ser documental. El conjunto de las fotográfias en cuestión, como resultado del contexto descrito anteriormente, confirmam para el debate sobre las cuestiones relacionada a la infancia en el país, parte de un movimiento más amplio, cuyos esfuerzos culminan en la promulgación del estatuto del niño y el adolescente en 1990 (ECA). |
Palavras-chave: | Infância no Brasil Visualidade Década de 1980 Fotografia Documental Childhood in Brazil Visuality 1980s Documentary Photography Infancia en Brasil Visualidad Decada de 1980 Fotográfia Documental |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho será publicado como artigo ou livro |
Prazo para liberar texto completo: | 60 meses |
Data para liberar texto completo: | 20/11/2025 |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9421 |
Data de defesa: | 28-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TES_CLAUDIA_GISELE_MASIERO_CONFIDENCIAL.pdf | CLAUDIA_GISELE_MASIERO_TES | 830,77 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.