Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9377
Tipo do documento: Dissertação
Título: Música e as emoções coletivas : um estudo de caso a partir dos jingles eleitorais das campanhas presidenciais de 2018 de Fernando Haddad (Brasil Feliz de Novo) e Jair Bolsonaro (Muda Brasil)
Autor: Caffarate, Melanie dos Santos 
Primeiro orientador: Wainberg, Jacques Alkalai
Resumo: A música desempenha um papel importante na sociedade e pode ser utilizada como ferramenta estratégica de comunicação. No contexto da comunicação política, os atores utilizam recursos discursivos em suas campanhas eleitorais para conquistar o voto. Quando tais estratégias persuasivas adotam um caráter emocional, podemos inferir que se tem como objetivo influenciar as emoções coletivas. Este estudo tem como ponto de partida o fato de que a música possui a capacidade de influenciar emoções e pode ser utilizada em estratégias de comunicação política com esse fim. O propósito deste estudo não é inferir que a composição do jingle eleitoral seja fator determinante para ganhar as eleições, mas entende-se que o mesmo compõe as estratégias de comunicação. A partir de análises realizadas com dados obtidos através dos softwares LIWC e Cyanite, identificou-se o tom emocional e a valência de emoções que se pretenderam comunicar nos jingles de campanha de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, na campanha eleitoral presidencial de 2018. O estudo de caso teve como objetivo aplicar essas ferramentas aos objetos de pesquisa. De fato, os jingles apresentam aspectos similares por se tratarem de duas composições de mesma categoria. No entanto, as estratatégias utilizadas para comunicar determinadas emoções na melodia e o tom emocional verificado na letra mostram os diferentes objetivos de comunicação de cada ator político. Este estudo possibilitou estabelecer relações entre as teorias sobre música e emoções com a aplicação nos jingles eleitorais definidos como corpus. Foi verificado que a utilização de fatores emocionais nas composições, de fato, é um meio para auxiliar nas estratégias de comunicação com o objetivo de criar laços sociais e introduzir os candidatos no imaginário coletivo.
Abstract: Music plays a key role in society and can be used as a strategic communication tool. In the political communication context, actors use discursive resources on their electoral campaigns to attain the vote. When those persuasive strategies embrace an emotional aspect, it is possible to infer that the objective is to sway the collective emotions. The starting point for this study is the idea that the music has the power to influence emotions and this source can be used as political communication strategies. However, it is not the objective of this study to infer that the composition of the electoral jingle is a determining factor for winning the elections, but it is part of the communication strategies. From analyzes performed with data displayed using the LIWC and Cyanite softwares, we could identify the emotional tone and the frequency of emotions communicated in the campaign jingles of Fernando Haddad and Jair Bolsonaro, in the 2018 presidential election campaign. The case study applies these tools to the research. In fact, both jingles have similar aspects because they are compositions of the same category. However, the strategies used to communicate some emotions and the emotional tone are evident, fact that shows the different communication goals of each political actor. It was found that the use of emotional factors in the compositions, in fact, is a means to assist in communication strategies with the aim of creating social bonds and introducing candidates into the collective imagination.
Palavras-chave: Comunicação Política
Tom Emocional
Jingles Eleitorais
Estudo de Caso
Political Communication
Emotional Tone
Campaign Jingles
Case Study
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 12 meses
Data para liberar texto completo: 13/11/2021
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9377
Data de defesa: 31-Ago-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_MELANIE_DOS_SANTOS_CAFFARATE_COMPLETO.pdfMELANIE_DOS_SANTOS_CAFFARATE_DIS2,36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.