Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaffarate, Melanie dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0239478935558697por
dc.contributor.advisor1Wainberg, Jacques Alkalai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7853326207783649por
dc.date.accessioned2020-11-13T17:51:10Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9377-
dc.description.resumoA música desempenha um papel importante na sociedade e pode ser utilizada como ferramenta estratégica de comunicação. No contexto da comunicação política, os atores utilizam recursos discursivos em suas campanhas eleitorais para conquistar o voto. Quando tais estratégias persuasivas adotam um caráter emocional, podemos inferir que se tem como objetivo influenciar as emoções coletivas. Este estudo tem como ponto de partida o fato de que a música possui a capacidade de influenciar emoções e pode ser utilizada em estratégias de comunicação política com esse fim. O propósito deste estudo não é inferir que a composição do jingle eleitoral seja fator determinante para ganhar as eleições, mas entende-se que o mesmo compõe as estratégias de comunicação. A partir de análises realizadas com dados obtidos através dos softwares LIWC e Cyanite, identificou-se o tom emocional e a valência de emoções que se pretenderam comunicar nos jingles de campanha de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, na campanha eleitoral presidencial de 2018. O estudo de caso teve como objetivo aplicar essas ferramentas aos objetos de pesquisa. De fato, os jingles apresentam aspectos similares por se tratarem de duas composições de mesma categoria. No entanto, as estratatégias utilizadas para comunicar determinadas emoções na melodia e o tom emocional verificado na letra mostram os diferentes objetivos de comunicação de cada ator político. Este estudo possibilitou estabelecer relações entre as teorias sobre música e emoções com a aplicação nos jingles eleitorais definidos como corpus. Foi verificado que a utilização de fatores emocionais nas composições, de fato, é um meio para auxiliar nas estratégias de comunicação com o objetivo de criar laços sociais e introduzir os candidatos no imaginário coletivo.por
dc.description.abstractMusic plays a key role in society and can be used as a strategic communication tool. In the political communication context, actors use discursive resources on their electoral campaigns to attain the vote. When those persuasive strategies embrace an emotional aspect, it is possible to infer that the objective is to sway the collective emotions. The starting point for this study is the idea that the music has the power to influence emotions and this source can be used as political communication strategies. However, it is not the objective of this study to infer that the composition of the electoral jingle is a determining factor for winning the elections, but it is part of the communication strategies. From analyzes performed with data displayed using the LIWC and Cyanite softwares, we could identify the emotional tone and the frequency of emotions communicated in the campaign jingles of Fernando Haddad and Jair Bolsonaro, in the 2018 presidential election campaign. The case study applies these tools to the research. In fact, both jingles have similar aspects because they are compositions of the same category. However, the strategies used to communicate some emotions and the emotional tone are evident, fact that shows the different communication goals of each political actor. It was found that the use of emotional factors in the compositions, in fact, is a means to assist in communication strategies with the aim of creating social bonds and introducing candidates into the collective imagination.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2020-09-30T16:50:52Z No. of bitstreams: 1 MELANIE_DOS_SANTOS_CAFFARATE_DIS.pdf: 2414442 bytes, checksum: e7a835b7a48ea43abdbbce3aa553361a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2020-11-13T17:45:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MELANIE_DOS_SANTOS_CAFFARATE_DIS.pdf: 2414442 bytes, checksum: e7a835b7a48ea43abdbbce3aa553361a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-13T17:51:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MELANIE_DOS_SANTOS_CAFFARATE_DIS.pdf: 2414442 bytes, checksum: e7a835b7a48ea43abdbbce3aa553361a (MD5) Previous issue date: 2020-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179469/DIS_MELANIE_DOS_SANTOS_CAFFARATE_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182597/DIS_MELANIE_DOS_SANTOS_CAFFARATE_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Políticapor
dc.subjectTom Emocionalpor
dc.subjectJingles Eleitoraispor
dc.subjectEstudo de Casopor
dc.subjectPolitical Communicationeng
dc.subjectEmotional Toneeng
dc.subjectCampaign Jingleseng
dc.subjectCase Studyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleMúsica e as emoções coletivas : um estudo de caso a partir dos jingles eleitorais das campanhas presidenciais de 2018 de Fernando Haddad (Brasil Feliz de Novo) e Jair Bolsonaro (Muda Brasil)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo12 mesespor
dc.restricao.dataliberacao13/11/2021por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_MELANIE_DOS_SANTOS_CAFFARATE_COMPLETO.pdfMELANIE_DOS_SANTOS_CAFFARATE_DIS2,36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.