Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9373
Document type: Tese
Title: O autor que não era visível para quem estava na estrada
Author: Souza Júnior, Luís Roberto de 
Advisor: Angelini, Paulo Ricardo Kralik
Abstract (native): Esta tese está vinculada à área de concentração em Escrita Criativa e, portanto, divide-se em duas partes: uma ficcional e outra ensaística. A parte ficcional é composta por um livro de contos, uma novela e uma coletânea de poemas. Nesses textos, o objetivo foi investigar, pela prática da escrita, as possibilidades compositivas de cada gênero. A parte ensaística toma como pressuposto que, mesmo nos países de mais tradição do que o Brasil na área, observa-se um permanente estado de elaboração e questionamento quanto aos múltiplos aspectos da Escrita Criativa. No Brasil, onde a área é relativamente nova, necessita-se, sobretudo, aumentar o corpo de conhecimento em relação a ela. Para tanto, os ensaios problematizam pontos como o papel da área dentro do sistema literário, o significado do termo Escrita Criativa, sua história, o processo de ensino e aprendizado.
Abstract (english): This thesis is linked to the area of concentration in Creative Writing and, therefore, is divided into main two sections: one of fiction and one of essays. The fictional section consists of a short stories' book, a novella and a collection of poems. In these texts, the objective was to investigate, through the practice of writing, the compositional possibilities of each genre. The essay section assumes that, even in countries with more tradition than Brazil in the Creative Writing, there is a permanent state of elaboration and questioning regarding the area’s multiple aspects. In Brazil, where the area is relatively new, it is necessary, above all, to increase the body of knowledge in relation to it. To this end, the essays problematize points such as the role of the area within the literary system, the meaning of the term Creative Writing, its history, the teaching and learning process.
Cette thèse est liée à la concentration Écriture Créative et, par conséquent, est divisée en deux parties: une de réflexion et une de production littéraire. La partie littéraire consiste en un livre de nouvelles, un roman court et un recueil de poèmes. Dans ces textes, l'objectif a été explorer, par la pratique de l'écriture, les possibilités de composition de chaque genre. La partie de réflexion suppose que même dans les pays avec plus de tradition que Brésil dans la Écriture Créative, il y a un état permanent d'élaboration et de remise en question quant aux multiples aspects de cet domaine. Au Brésil, où le domaine est relativement nouveau, il faut avant tout accroître l’ensemble des connaissances par rapport à lui. À cette fin, les essais problématisent des points tels que le rôle de la Écriture Créative dans le système littéraire, la signification du terme, son histoire, le processus d'enseignement et d'apprentissage.
Keywords: Estudo em Escrita Criativa
Conto
Novela
Poema
Didática
Creative Writing Studies
Short Stories
Novella
Poems
Didactic Approaches
Études em Écriture Créative
Nouvelle
Roman Court
Poèmes
Didactique
CNPQ Knowledge Areas: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Time to release fulltext: 60 meses
Date to release fulltext: 12/11/2025
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9373
Issue Date: 27-Mar-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_LUIS_ROBERTO_DE_SOUZA_JUNIOR_CONFIDENCIAL_2020.pdfLUIS_ROBERTO_DE_SOUZA_JUNIOR_TES392.37 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.