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Tipo do documento: Tese
Título: Sobrecarga de opções : uma revisão meta-analítica e avaliação de potenciais moderadores
Autor: Meurer, Aline Mara 
Primeiro orientador: Sampaio, Claudio Hoffmann
Resumo: Embora evidências de que os grandes conjuntos de opções possam ser prejudiciais à escolha dos consumidores tenham sido amplamente discutidos na literatura de marketing e psicologia, um entendimento coeso acerca de antecedentes e consequências da sobrecarga de escolhas continuam em debate. Entender qual o impacto da sobrecarga nos aspectos internos e comportamentais dos consumidores ainda é considerado um desafio para muitos pesquisadores. Esta meta-análise, utilizando-se de 112 observações e um conjunto de 13.156 participantes, extraída de estudos realizados entre os anos 2000 e 2019, buscou verificar o efeito do tamanho dos conjuntos de opções na sobrecarga de escolha, considerando as diferentes medidas dependentes usadas em estudos individuais realizados, bem como avaliar potenciais moderadores da relação tamanho dos conjuntos e sobrecarga de escolhas. Os resultados demostraram que os maiores efeitos da sobrecarga são encontrados na relação dos tamanhos dos conjuntos com o arrependimento e complexidade da escolha. A análise das moderações na sobrecarga foi realizada utilizando-se a satisfação como variável dependente, visto que foi a medida mais recorrente nos estudos individuais e apresentou heterogeneidade significativa entre as observações. Os moderadores metodológicos “Classificação dos journals” e tipo de amostra (real ou hipotética) não apresentaram efeito na relação da extensão dos conjuntos com a satisfação. Dentre os moderadores teóricos investigados, (classificação dos bens quanto a produtos e serviços; caracterização da compra quanto a utilitária ou hedônica; nível de risco percebido, nível de envolvimento e cultura), apenas a cultura se mostrou significativa na relação, demonstrando que os consumidores de países orientais são mais impactados pelos maiores conjuntos de alternativas do que os consumidores de países ocidentais. Considerando esses resultados, implicações acadêmicas e gerenciais foram discutidas, assim como limitações e recomendações para pesquisas futuras.
Abstract: Although evidence that large sets of options may be harming to consumer choice has been widely discussed in the marketing and psychology literature, a cohesive understanding of the background and consequences of overloading choices remains under debate. Understanding the impact of overload on the internal and behavioral aspects of consumers is still considered a challenge for many researchers. This meta-analysis, using 112 observations and a set of 13.156 participants, extracted from studies carried out between the years 2000 and 2019, sought to verify the effect of the size of the option sets on the choice overload, considering the different dependent measures used in individual studies carried out, as well as to evaluate potential moderators of the relation size of the sets and overload of choices. The results showed that the greatest effects of overload are found in the relationship of the sizes of the sets with the regret and complexity of the choice. The analysis of moderations in overload was performed using satisfaction as a dependent variable, since it was the most recurrent measure in individual studies and presented significant heterogeneity between the observations. The methodological moderators "classification of journals" and type of sample (real or hypothetical) had no effect on the relationship of the extension of the sets with satisfaction. Among the theoretical moderators investigated, (classification of goods in terms of products and services; characterization of goods in terms of utility or hedonic; level of perceived risk, level of involvement and culture), only culture was significant in the relationship, demonstrating that consumers in Easterners countries are more impacted by the larger sets of alternatives than consumers in Western countries. Considering these results, academic and managerial implications were discussed, as well as limitations and recommendations for future researches.
Palavras-chave: Sobrecarga de Opções
Moderadores
Meta-Análise
Choice Overload
Moderators
Meta-Analysis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Negócios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9362
Data de defesa: 2-Jul-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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