Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeurer, Aline Mara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2833922426129681por
dc.contributor.advisor1Sampaio, Claudio Hoffmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9954330400546507por
dc.date.accessioned2020-11-12T17:06:08Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9362-
dc.description.resumoEmbora evidências de que os grandes conjuntos de opções possam ser prejudiciais à escolha dos consumidores tenham sido amplamente discutidos na literatura de marketing e psicologia, um entendimento coeso acerca de antecedentes e consequências da sobrecarga de escolhas continuam em debate. Entender qual o impacto da sobrecarga nos aspectos internos e comportamentais dos consumidores ainda é considerado um desafio para muitos pesquisadores. Esta meta-análise, utilizando-se de 112 observações e um conjunto de 13.156 participantes, extraída de estudos realizados entre os anos 2000 e 2019, buscou verificar o efeito do tamanho dos conjuntos de opções na sobrecarga de escolha, considerando as diferentes medidas dependentes usadas em estudos individuais realizados, bem como avaliar potenciais moderadores da relação tamanho dos conjuntos e sobrecarga de escolhas. Os resultados demostraram que os maiores efeitos da sobrecarga são encontrados na relação dos tamanhos dos conjuntos com o arrependimento e complexidade da escolha. A análise das moderações na sobrecarga foi realizada utilizando-se a satisfação como variável dependente, visto que foi a medida mais recorrente nos estudos individuais e apresentou heterogeneidade significativa entre as observações. Os moderadores metodológicos “Classificação dos journals” e tipo de amostra (real ou hipotética) não apresentaram efeito na relação da extensão dos conjuntos com a satisfação. Dentre os moderadores teóricos investigados, (classificação dos bens quanto a produtos e serviços; caracterização da compra quanto a utilitária ou hedônica; nível de risco percebido, nível de envolvimento e cultura), apenas a cultura se mostrou significativa na relação, demonstrando que os consumidores de países orientais são mais impactados pelos maiores conjuntos de alternativas do que os consumidores de países ocidentais. Considerando esses resultados, implicações acadêmicas e gerenciais foram discutidas, assim como limitações e recomendações para pesquisas futuras.por
dc.description.abstractAlthough evidence that large sets of options may be harming to consumer choice has been widely discussed in the marketing and psychology literature, a cohesive understanding of the background and consequences of overloading choices remains under debate. Understanding the impact of overload on the internal and behavioral aspects of consumers is still considered a challenge for many researchers. This meta-analysis, using 112 observations and a set of 13.156 participants, extracted from studies carried out between the years 2000 and 2019, sought to verify the effect of the size of the option sets on the choice overload, considering the different dependent measures used in individual studies carried out, as well as to evaluate potential moderators of the relation size of the sets and overload of choices. The results showed that the greatest effects of overload are found in the relationship of the sizes of the sets with the regret and complexity of the choice. The analysis of moderations in overload was performed using satisfaction as a dependent variable, since it was the most recurrent measure in individual studies and presented significant heterogeneity between the observations. The methodological moderators "classification of journals" and type of sample (real or hypothetical) had no effect on the relationship of the extension of the sets with satisfaction. Among the theoretical moderators investigated, (classification of goods in terms of products and services; characterization of goods in terms of utility or hedonic; level of perceived risk, level of involvement and culture), only culture was significant in the relationship, demonstrating that consumers in Easterners countries are more impacted by the larger sets of alternatives than consumers in Western countries. Considering these results, academic and managerial implications were discussed, as well as limitations and recommendations for future researches.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Administração e Negócios ([email protected]) on 2020-09-22T17:59:22Z No. of bitstreams: 1 ALINE_MARA_MEURER_TES.pdf: 3743344 bytes, checksum: 29567859b1b263758cef86343feb02d4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2020-11-12T16:58:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALINE_MARA_MEURER_TES.pdf: 3743344 bytes, checksum: 29567859b1b263758cef86343feb02d4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-12T17:06:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALINE_MARA_MEURER_TES.pdf: 3743344 bytes, checksum: 29567859b1b263758cef86343feb02d4 (MD5) Previous issue date: 2020-07-02eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179439/ALINE_MARA_MEURER_TES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSobrecarga de Opçõespor
dc.subjectModeradorespor
dc.subjectMeta-Análisepor
dc.subjectChoice Overloadeng
dc.subjectModeratorseng
dc.subjectMeta-Analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleSobrecarga de opções : uma revisão meta-analítica e avaliação de potenciais moderadorespor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE_MARA_MEURER_TES.pdf ALINE_MARA_MEURER_TES3,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.