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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9313
Document type: Dissertação
Title: A fundamentação da nulidade ontológica do mal no pensamento de Agostinho de Hipona
Author: Lorenzetti, Darlan Paulo 
Advisor: Pich, Roberto Hofmeister
Abstract (native): O objetivo central da presente dissertação é examinar o processo de fundamentação da nulidade ontológica do mal empreendido pelo filósofo cristão Agostinho de Hipona (354-430) no contexto da filosofia Patrística. Num primeiro capítulo, o trabalho reconstitui basicamente os aspectos gerais da cosmologia agostiniana, com ênfase nos conceitos de: creatio ex nihilo (criação a partir do nada), criação simultânea, matéria informe, rationes seminales (razões seminais) e ordem. A exposição do capítulo subsequente busca elucidar os fundamentos da noção ontológica de Bem. Em razão disso, toma o conceito agostiniano de Deus e estabelece uma correlação do mesmo para com a ideia de Sumo Bem. Em seguida, aborda o conceito de natureza, intentando, concomitantemente, realizar uma distinção entre dois níveis, isto é, a natureza divina e a natureza criada. Explora o tema da fundamentação antropológica da vontade livre, qualificando-a como um bem. No terceiro e último capítulo, a explanação tem como foco a apresentação do cerne da teodiceia agostiniana, ou seja, a tese acerca da nulidade ontológica do mal e a definição deste como privatio (privação). Expõe as categorias de amor e liberdade da vontade, assim como a hierarquização dos bens criados inerentes à ontologia de Agostinho. Trabalha, finalmente, o conceito de livre-arbítrio, situando e compreendendo o mal desde uma perspectiva moral e, portanto, relativa ao agir humano, definindo-o como consequência do uso desregrado da vontade livre.
Abstract (english): The main objective of the present dissertation is to examine the process of grounding the ontological nullity of the evil undertaken by the Christian philosopher Augustine of Hippo (354430) in the context of patristic philosophy. In the first chapter, we reconstitute the general aspects of Augustinian cosmology, with emphasis on the concepts of: creatio ex nihilo (creation of nothingness), simultaneous creation, informal matter, rationes seminales (seminal reasons) and order. In the following chapter we seek to elucidate the foundations of the ontological notion of Good, taking the Augustinian concept of God and establishing a correlation between it and the idea of the Supreme Good. Next, we approach the concept of nature, trying at the same time to make a distinction between two levels, that is, divine nature and created nature, exploring the theme of the anthropological foundation of free will, qualifying it as a good. In the third and last chapter, we concentrate our attention on the presentation of the nucleus of Augustinian theodicy, that is, the thesis on the ontological nullity of evil and its definition as privatio (deprivation), in addition to exposing the categories of love and freedom of the will, as well as the hierarchy of created goods inherent in Augustine's ontology. Finally, we work on the concept of free will, placing and understanding evil from a moral perspective and, therefore, relative to human action, defining it as a consequence of the unregulated use of free will.
Keywords: Agostinho de Hipona
Criação
Deus
Livre-arbítrio
Mal
Vontade
Augustine of Hippo
Creation
God
Free Will
Evil
Will
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Time to release fulltext: 24 meses
Date to release fulltext: 03/11/2022
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9313
Issue Date: 5-Mar-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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