Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLorenzetti, Darlan Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1456241272721046por
dc.contributor.advisor1Pich, Roberto Hofmeister-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1645884955155770por
dc.date.accessioned2020-11-03T18:49:02Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9313-
dc.description.resumoO objetivo central da presente dissertação é examinar o processo de fundamentação da nulidade ontológica do mal empreendido pelo filósofo cristão Agostinho de Hipona (354-430) no contexto da filosofia Patrística. Num primeiro capítulo, o trabalho reconstitui basicamente os aspectos gerais da cosmologia agostiniana, com ênfase nos conceitos de: creatio ex nihilo (criação a partir do nada), criação simultânea, matéria informe, rationes seminales (razões seminais) e ordem. A exposição do capítulo subsequente busca elucidar os fundamentos da noção ontológica de Bem. Em razão disso, toma o conceito agostiniano de Deus e estabelece uma correlação do mesmo para com a ideia de Sumo Bem. Em seguida, aborda o conceito de natureza, intentando, concomitantemente, realizar uma distinção entre dois níveis, isto é, a natureza divina e a natureza criada. Explora o tema da fundamentação antropológica da vontade livre, qualificando-a como um bem. No terceiro e último capítulo, a explanação tem como foco a apresentação do cerne da teodiceia agostiniana, ou seja, a tese acerca da nulidade ontológica do mal e a definição deste como privatio (privação). Expõe as categorias de amor e liberdade da vontade, assim como a hierarquização dos bens criados inerentes à ontologia de Agostinho. Trabalha, finalmente, o conceito de livre-arbítrio, situando e compreendendo o mal desde uma perspectiva moral e, portanto, relativa ao agir humano, definindo-o como consequência do uso desregrado da vontade livre.por
dc.description.abstractThe main objective of the present dissertation is to examine the process of grounding the ontological nullity of the evil undertaken by the Christian philosopher Augustine of Hippo (354430) in the context of patristic philosophy. In the first chapter, we reconstitute the general aspects of Augustinian cosmology, with emphasis on the concepts of: creatio ex nihilo (creation of nothingness), simultaneous creation, informal matter, rationes seminales (seminal reasons) and order. In the following chapter we seek to elucidate the foundations of the ontological notion of Good, taking the Augustinian concept of God and establishing a correlation between it and the idea of the Supreme Good. Next, we approach the concept of nature, trying at the same time to make a distinction between two levels, that is, divine nature and created nature, exploring the theme of the anthropological foundation of free will, qualifying it as a good. In the third and last chapter, we concentrate our attention on the presentation of the nucleus of Augustinian theodicy, that is, the thesis on the ontological nullity of evil and its definition as privatio (deprivation), in addition to exposing the categories of love and freedom of the will, as well as the hierarchy of created goods inherent in Augustine's ontology. Finally, we work on the concept of free will, placing and understanding evil from a moral perspective and, therefore, relative to human action, defining it as a consequence of the unregulated use of free will.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Filosofia ([email protected]) on 2020-06-19T13:22:20Z No. of bitstreams: 1 Darlan Paulo Lorenzetti - Dissertação.pdf: 808923 bytes, checksum: 3dc1f6bac21ce63588e3b32c73d15052 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2020-11-03T18:42:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Darlan Paulo Lorenzetti - Dissertação.pdf: 808923 bytes, checksum: 3dc1f6bac21ce63588e3b32c73d15052 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-03T18:49:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Darlan Paulo Lorenzetti - Dissertação.pdf: 808923 bytes, checksum: 3dc1f6bac21ce63588e3b32c73d15052 (MD5) Previous issue date: 2020-03-05eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179267/DIS_DARLAN_PAULO_LORENZETTI_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185889/DIS_DARLAN_PAULO_LORENZETTI_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgostinho de Hiponapor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectDeuspor
dc.subjectLivre-arbítriopor
dc.subjectMalpor
dc.subjectVontadepor
dc.subjectAugustine of Hippoeng
dc.subjectCreationeng
dc.subjectGodeng
dc.subjectFree Willeng
dc.subjectEvileng
dc.subjectWilleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleA fundamentação da nulidade ontológica do mal no pensamento de Agostinho de Hiponapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo24 mesespor
dc.restricao.dataliberacao03/11/2022por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_DARLAN_PAULO_LORENZETTI_COMPLETO.pdfDARLAN_PAULO_LORENZETTI_DIS789,96 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.