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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9296
Document type: Dissertação
Title: Salud mental en estudiantes de posgrado en Brasil: relaciones con sobrecarga de trabajo y éxito en la carrera
Author: Pinzón, Juanita Hincapié 
Advisor: Oliveira, Manoela Ziebell de
Abstract (native): O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre sobrecarga de trabalho, percepção subjetiva e objetiva do sucesso profissional, enriquecimento trabalho-família / família-trabalho, dificuldades no contexto de trabalho e o surgimento dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de graduação. Para isso, três estudos foram realizados. A primeira foi uma revisão sistemática que objetivou examinar na literatura as variáveis relacionadas à saúde mental em estudantes de pós-graduação e professores. Consequentemente, os modelos em saúde aos quais essas análises são atribuídas e as propostas em torno deles, em busca da consolidação teórico-prática de uma visão abrangente de saúde, maiores contribuições acadêmicas e propostas de intervenção que estimulem, fortaleçam e melhorem a mecanismos de saúde. A busca por estudos abrangeu artigos publicados em inglês, português e espanhol, com corte temporário de 2013 a abril de 2018, pertencentes à área de pós-graduação. O que resultou em um total de 24 itens para a amostra final. As principais contribuições e achados dos artigos analisados dizem respeito aos fatores de proteção e preditores de risco que contribuem para o sofrimento psíquico. Além disso, variáveis de gênero, origem, diferenças sociais, culturais e contextuais que influenciam o bem-estar, desempenho acadêmico, significado do trabalho e decisões de carreira na área educacional. O segundo estudo teve como propósito apresentar dados relacionados à saúde mental de estudantes de graduação no Brasil. De uma seção transversal e quantitativa, uma amostra de 1619 mestres e doutorandos foi coletada. Eles responderam a uma pesquisa online que coletou dados sobre o perfil e a presença de sintomas de depressão, estresse, ansiedade; a percepção de sucesso na carreira, sobrecarga de trabalho, enriquecimento trabalhofamília/ família-trabalho e dificuldades no contexto de trabalho. Os dados foram submetidos à análise descritiva da média, frequência e comparação entre os grupos. Os principais resultados indicam que os estudantes sofrem com altos níveis de depressão, ansiedade e estresse; e uma percentagem considerável alegou ter tentado o suicídio depois de entrar na escola de pósgraduação. Em particular, a prevalência de sintomas em estudantes de Humanidades foi encontrada. Conclui-se que a sobrecarga percebida do trabalho e as dificuldades no contexto de trabalho podem estar interferindo e gerando conflitos com a família e, por sua vez, diminuindo a percepção de sucesso na carreira. Além disso, embora os estudantes de pós-graduação cumpram sua formação acadêmica, trabalhem e aparentemente vejam sucesso objetivo em suas carreiras, apresentam ideias e intenções suicidas, difíceis de perceber à primeira vista e mesmo com instrumentos de alta confiabilidade. Finalmente, o terceiro estudo investigou a percepção dos alunos de pós-graduação sobre sua saúde mental e vários fatores do seu trabalho, por meio de um corte transversal e quantitativo. Aspectos das dificuldades presentes no contexto de trabalho, sobrecarga de trabalho, percepção de sucesso na carreira, enriquecimento trabalhofamília / família-trabalho e sintomas de depressão, estresse e ansiedade foram avaliados. A amostra foi composta por 1619 alunos de mestrado e doutorado (M = 29.7 anos, DP = 5.8), que responderam a um questionário sociodemográfico e instrumentos para avaliar os construtos estudados. Análises descritivas, regressão hierárquica (método stepwise) e análise de redes foram realizadas. Verificou-se que a nota da CAPES do curso e ter bolsa de estudos estão relacionadas à sobrecarga de trabalho, além das dificuldades no contexto de trabalho, que afetam a saúde mental dos estudantes. Os sintomas de ansiedade, estresse e depressão foram inversamente proporcionais ao enriquecimento familiar e à percepção de sucesso na carreira. A variável mais central foi “ter filhos”. Outros que foram relacionados ao sistema em um sentido positivo foram o enriquecimento trabalho-família e o sucesso subjetivo, que juntos mostram a importância de se fazer intervenções que promovam o sentido e a construção da vida do sujeito. Reitera-se a necessidade de investir em medidas preventivas e de proteção à saúde mental de acadêmicos que trabalham para gerar conhecimento, promovendo, entre outros fatores, um ambiente e condições de trabalho saudáveis.
Abstract (english): The aim of this study was to investigate the relationship between work overload, objective and subjective perception of career success, work-family / family-work enrichment, difficulties in the work context and the appearance of symptoms of depression, anxiety and stress in graduate students. For that, three studies were carried out. The first was a systematic review that aimed to examine in the literature the variables related to mental health in graduate students and professors. Consequently, the models in health to which these analyzes are assigned and the proposals around them, in search of the theoretical-practical consolidation of a comprehensive vision of health, greater academic contributions and intervention proposals that encourage, strengthen and improve the health mechanisms. The search for studies covered articles published in English, Portuguese and Spanish, with a temporary cut from 2013 to April 2018, belonging to the graduate area. What resulted in 24 items for the final sample. The major contributions and findings of the analyzed articles say regarding the protective factors and risk predictors that contribute to the psychic suffering. In addition, variables of gender, origin, social, cultural and contextual differences that influence well-being, academic performance, meaning of work and career decisions in the educational area. The second study aimed to present data related to mental health of graduate students in Brazil. From a transversal and quantitative section, a sample of 1619 masters and doctoral students was collected. They answered an online survey that collected data about the profile, and the presence of symptoms of depression, stress, anxiety; the perception of career success, work overload, work-family / family-work enrichment and difficulties in the work context. The data were subjected to descriptive analysis of mean, frequency and comparison between groups. The main results indicate that students suffer from high levels of depression, anxiety and stress; and a considerable percentage claimed to have attempted suicide after entering graduate school. In particular, the prevalence of symptoms in Humanities students was found. It is concluded that the perceived work overload and the difficulties in the work context may be interfering and generating conflicts with the family and, in turn, diminishing the perception of success in the career. In addition, although the graduate students fulfill their academic, work and apparently see objective success in their careers, they present ideas and suicidal intention, difficult to perceive at first sight and even with instruments of high reliability. Finally, the third study investigated the perception of postgraduate students about their mental health and various factors of their work, by means of a transversal and quantitative cut. Aspects of the difficulties present in the work context, overload of work, perception of success in the career, work-family / family-work enrichment, and symptoms of depression, stress and anxiety were evaluated. The sample was composed of 1619 master's and doctoral students (M = 29.7 years, DP = 5.8), who answered a socio-demographic questionnaire and tools to evaluate the constructs studied. Descriptive analyzes, hierarchical regression (stepwise method) and network analysis were carried out. It was verified that the CAPES grade of the course and having a scholarship are related to the work overload, in addition to the difficulties in the work context, which affect the mental health of the students. The symptoms of anxiety, stress and depression were inversely proportional to the family-work enrichment and the perception of success in the career. The most central variable was having children. Others that were related to the system in a positive sense were work-family enrichment and subjective success, which together show the importance of making interventions that promote the meaning and construction of the subject's life. It reinforces the need to invest in protective and preventive measures for the mental health of academics who work to generate knowledge, promoting, among other factors, a healthy working environment and conditions.
El presente estudio tuvo como objetivo, investigar la relación entre la sobrecarga de trabajo, la percepción objetiva y subjetiva de éxito en la carrera, el enriquecimiento trabajo-familia/ familia-trabajo, las dificultades en el contexto de trabajo y la aparición de síntomas de depresión, ansiedad y estrés en estudiantes de posgrado. Para eso, fueron realizados tres estudios. El primero, fue una revisión sistemática que tuvo como objetivo examinar en la literatura las variables relacionadas con la salud mental en estudiantes y profesores de posgrado. Consecuentemente, los modelos en salud a los que están adscritos dichos análisis y las propuestas en torno a ellos, en busca de la consolidación teórico-práctica de una visión integral de salud, mayores contribuciones académicas y propuestas de intervención que fomenten, fortifiquen y mejoren los mecanismos en salud. La búsqueda de estudios abarcó artículos publicados en inglés, portugués y español, con un recorte temporal desde el año 2013 hasta abril de 2018, pertenecientes al área de posgrado. Lo que resultó en un total de 24 artículos para la muestra final. Las mayores contribuciones y hallazgos de los artículos analizados dicen respecto de los factores protectores y predictores de riesgo que contribuyen al padecimiento psíquico. Además, de variables de género, origen, diferencias sociales, culturales y de contexto que influencian el bienestar, rendimiento académico, significado del trabajo y decisiones de carrera en el área educativa. El segundo estudio, tuvo como propósito presentar los datos relacionados con la salud mental de los estudiantes de posgrado en el Brasil. A partir de un corte transversal y cuantitativo, fue colectada una muestra de 1619 alumnos de maestría y doctorado. Ellos respondieron una encuesta online que recolectó datos acerca del perfil, y la presencia de síntomas de depresión, estrés, ansiedad; la percepción de éxito en la carrera, la sobrecarga de trabajo, el enriquecimiento trabajo-familia/ familia-trabajo y las dificultades en el contexto de trabajo. Los datos fueron sometidos a análisis descriptivos de media, frecuencia y comparación entre grupos. Los principales resultados indican que los estudiantes sufren de altos niveles de depresión, ansiedad y estrés; y un porcentaje considerable afirmó haber intentado suicidarse después de ingresar en el posgrado. En particular, se encontró la prevalencia de síntomas en estudiantes de Humanidades. Se concluye que, la sobrecarga de trabajo percibida y las dificultades en el contexto de trabajo pueden estar interfiriendo y generando conflictos con la familia y, a su vez, disminuyendo la percepción de éxito en la carrera. Aunque los estudiantes de posgrado están cumpliendo con sus tareas académicas, laborales y aparentemente perciban éxito objetivo en sus carreras, presentan ideaciones e intención suicida, difíciles de percibir a simple vista e incluso con instrumentos de alta confiabilidad. Finalmente, el tercer estudio investigó la percepción de estudiantes de posgrado acerca de su salud mental y diversos factores de su trabajo, mediante un recorte transversal y cuantitativo. Fueran evaluados aspectos de las dificultades presentes en el contexto de trabajo, sobrecarga de trabajo, percepción de éxito en la carrera, enriquecimiento trabajo-familia/familia-trabajo, y síntomas de depresión, estrés y ansiedad. La muestra fue compuesta por 1619 estudiantes de maestría y doctorado (M = 29.7 años; DP = 5.8), que respondieron un cuestionario socio-demográfico e instrumentos para evaluar los constructos estudiados. Fueron realizados análisis descriptivos, regresión jerárquica (método stepwise) y análisis de red. Se verificó que la nota CAPES del curso y tener una Beca se relacionan con la sobrecarga de trabajo, además de las dificultades en el contexto de trabajo, que afectan la salud mental de los estudiantes. Los síntomas de ansiedad, estrés y depresión se mostraron inversamente proporcionales al enriquecimiento familia-trabajo y la percepción de éxito en la carrera. La variable más central fue tener hijos. Otras que se relacionaron con el sistema en sentido positivo, fueron el enriquecimiento trabajo-familia y el éxito subjetivo, que juntas muestran la importancia de hacer intervenciones que promuevan el sentido y construcción de vida del sujeto. Se refuerza la necesidad de invertir en medidas protectoras y preventivas para la salud mental de los académicos que trabajan por generar conocimiento, promoviendo, entre otros factores, un ambiente y condiciones de trabajo saludables.
Keywords: Salud mental
Estudiantes de posgrado
Factores protectores
Predictores de riesgo
Saúde mental
Estudantes de pós-graduação
Fatores de proteção
Fatores de risco
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS:PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Time to release fulltext: 60 meses
Date to release fulltext: 29/10/2025
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9296
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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