Compartilhe o registro |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9283
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Teste de desempenho escolar no ensino fundamental de Rondônia: idade, nível escolar e socioeconômico, QI e hábitos de leitura e escrita |
Autor: | Pereira, Aparecida de Fátima Gavioli Soares ![]() |
Primeiro orientador: | Fonseca, Rochele Paz |
Resumo: | Esta tese de Doutorado tem como objeto conhecer sobre o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e como ele pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem quando analisados os fatores individuais como idade, QI, sexo e os aspectos socioculturais, como anos de escolaridade, frequência de hábitos de leitura e escrita dos pais, nível socioeconômico, também o quanto os professores que trabalham com os escolares pesquisados, compreendem o Teste de Desempenho Escolar e se comprometem com os resultados da aprendizagem. . O objetivo geral pretende analisar e descrever sobre como o processo de leitura, escrita, somados aos fatores socioculturais e individuais podem contribuir no processo de aprendizagem. O Método será empírico/ dedutivo, com pesquisa quantitativa, de procedimento Observacional, com amostras probalística finita, delineamentos transversal, correlacional e comparativo. O TDE será composto de (leitura individual + 10 itens matemática + escrita (ditado) e restante de itens aritmética que serão coletivos). A aplicação dos testes aconteceu com 500 escolares, do 2° ao 5° ano da I fase do ensino fundamental, sendo que preferencialmente, 50% do sexo feminino e 50% do sexo masculino. Ao final, pretende se contribuir para a caracterização de um mapa que demonstre que através da aplicação da avaliação neuropsicológica e o conhecimento sobre a importância das FE, o TDE II poderá ser um teste padronizado para a educação pública no norte do Brasil e especificamente no município de Cacoal, Rondônia. |
Abstract: | This doctoral test aims to know the School Performance Test (TDE) and can influence the teaching and learning process when analyzing individual factors such as age, IQ, sex and socio-cultural aspects, such as years of schooling, frequency of habits parents' reading and writing skills, socioeconomic level, or how much the teachers who work with the students surveyed, understand the school performance test and are committed to the learning results. . The general objective describes analyzing and describing how the process of reading, writing, sum of socio-cultural factors and individuals can contribute to the learning process. The method will be empirical / deductive, with quantitative research, of Observational Procedure, with finite probabilistic, cross-sectional, correlational and comparative designs. The TDE will consist of (individual reading + 10 math items + writing (dictation) and other arithmetic items that will be collective). The tests were applied to 500 schoolchildren, from the 2nd to the 5th year of the fundamental phase of elementary school, preferably 50% female and 50% male. In the end, it intends to contribute to the characterization of a map that demonstrates through the application of neuropsychological assessment and knowledge about the importance of EF, or TDE II may be a standardized test for public education in northern Brazil and its mandatory use in municipality Cacoal, Rondônia. |
Palavras-chave: | Teste de desempenho escolar Leitura e escrita Aprendizagem School performance test Reading and writing Learning |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Ciências da Saúde e da Vida |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho será publicado como artigo ou livro |
Prazo para liberar texto completo: | 60 meses |
Data para liberar texto completo: | 19/10/2025 |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9283 |
Data de defesa: | 27-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TES_APARECIDA_DE_FATIMA_GAVIOLI_SOARES_PEREIRA_CONFIDENCIAL.pdf | APARECIDA_DE_FATIMA_GAVIOLI_SOARES_PEREIRA_TES | 401,99 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.