Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Aparecida de Fátima Gavioli Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713104461067808por
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rochele Paz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918287268298812por
dc.date.accessioned2020-10-19T20:47:26Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9283-
dc.description.resumoEsta tese de Doutorado tem como objeto conhecer sobre o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e como ele pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem quando analisados os fatores individuais como idade, QI, sexo e os aspectos socioculturais, como anos de escolaridade, frequência de hábitos de leitura e escrita dos pais, nível socioeconômico, também o quanto os professores que trabalham com os escolares pesquisados, compreendem o Teste de Desempenho Escolar e se comprometem com os resultados da aprendizagem. . O objetivo geral pretende analisar e descrever sobre como o processo de leitura, escrita, somados aos fatores socioculturais e individuais podem contribuir no processo de aprendizagem. O Método será empírico/ dedutivo, com pesquisa quantitativa, de procedimento Observacional, com amostras probalística finita, delineamentos transversal, correlacional e comparativo. O TDE será composto de (leitura individual + 10 itens matemática + escrita (ditado) e restante de itens aritmética que serão coletivos). A aplicação dos testes aconteceu com 500 escolares, do 2° ao 5° ano da I fase do ensino fundamental, sendo que preferencialmente, 50% do sexo feminino e 50% do sexo masculino. Ao final, pretende se contribuir para a caracterização de um mapa que demonstre que através da aplicação da avaliação neuropsicológica e o conhecimento sobre a importância das FE, o TDE II poderá ser um teste padronizado para a educação pública no norte do Brasil e especificamente no município de Cacoal, Rondônia.por
dc.description.abstractThis doctoral test aims to know the School Performance Test (TDE) and can influence the teaching and learning process when analyzing individual factors such as age, IQ, sex and socio-cultural aspects, such as years of schooling, frequency of habits parents' reading and writing skills, socioeconomic level, or how much the teachers who work with the students surveyed, understand the school performance test and are committed to the learning results. . The general objective describes analyzing and describing how the process of reading, writing, sum of socio-cultural factors and individuals can contribute to the learning process. The method will be empirical / deductive, with quantitative research, of Observational Procedure, with finite probabilistic, cross-sectional, correlational and comparative designs. The TDE will consist of (individual reading + 10 math items + writing (dictation) and other arithmetic items that will be collective). The tests were applied to 500 schoolchildren, from the 2nd to the 5th year of the fundamental phase of elementary school, preferably 50% female and 50% male. In the end, it intends to contribute to the characterization of a map that demonstrates through the application of neuropsychological assessment and knowledge about the importance of EF, or TDE II may be a standardized test for public education in northern Brazil and its mandatory use in municipality Cacoal, Rondônia.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Psicologia ([email protected]) on 2020-06-18T19:00:03Z No. of bitstreams: 1 Tese Final Fátima (3).pdf: 1091882 bytes, checksum: 0fb445174d13de9c623646707cd1e741 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Martins Kern ([email protected]) on 2020-10-19T20:44:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Final Fátima (3).pdf: 1091882 bytes, checksum: 0fb445174d13de9c623646707cd1e741 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-19T20:47:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Final Fátima (3).pdf: 1091882 bytes, checksum: 0fb445174d13de9c623646707cd1e741 (MD5) Previous issue date: 2020-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179022/TES_APARECIDA_DE_FATIMA_GAVIOLI_SOARES_PEREIRA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências da Saúde e da Vidapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeste de desempenho escolarpor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSchool performance testeng
dc.subjectReading and writingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleTeste de desempenho escolar no ensino fundamental de Rondônia: idade, nível escolar e socioeconômico, QI e hábitos de leitura e escritapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao19/10/2025por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_APARECIDA_DE_FATIMA_GAVIOLI_SOARES_PEREIRA_CONFIDENCIAL.pdfAPARECIDA_DE_FATIMA_GAVIOLI_SOARES_PEREIRA_TES401,99 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.