Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/922
Tipo do documento: Dissertação
Título: Motivos de consulta em crianças de clínicas-escola de cursos de psicologia no Rio Grande do Sul
Autor: Savalhia, Julise Alves Dornelles 
Primeiro orientador: Nunes, Maria Lúcia Tiellet
Resumo: Foram elaborados dois estudos para a composição da dissertação de mestrado. Para o primeiro - intitulado Motivos de consulta em crianças de clínicas-escola e serviços de Psicologia - foi realizada uma revisão da literatura nacional sobre motivos de consulta em crianças de clínicas-escola e serviços de Psicologia, no período de 1998 a 2006. Este estudo demonstrou que há poucas produções sobre o tema, com um total de seis artigos. Observou-se variação no registro do motivo da consulta; dos seis artigos analisados, as queixas relacionadas às questões cognitivas aparecem em primeiro lugar em três deles, e nos três restantes estão em primeiro lugar os motivos referentes a problemas de comportamento. Com relação aos comentários e às recomendações, os autores sugerem intervenções nas escolas, apontam à necessidade de sistematização dos serviços e de adequação do serviço prestado às condições da clientela. O segundo estudo - intitulado Motivos de consulta em crianças de clínicas-escola de cursos de Psicologia do Rio Grande do Sul - busca contemplar a escassez de pesquisas que descrevam a clientela infantil de clínicas-escola no Rio Grande do Sul, estado no qual se concentram 23 clínicas-escola universitárias. Foi realizada, então, uma pesquisa de levantamento das características da clientela infantil, levando-se em consideração principalmente: idade, sexo, encaminhamentos e motivos de consulta. Apenas 40,9% dos questionários enviados retornaram. A partir do levantamento dos resultados, observou-se um aumento da faixa predominante de procura por atendimento psicológico infantil: tanto meninos quanto meninas, a idade mais freqüente é de 11anos e um mês a 12 anos. A escola vem sendo a maior fonte de encaminhamentos dessa clientela. Há variação do tipo da queixa verificado neste estudo, de dificuldades cognitivas para problemas de comportamento. Destaca-se, também, a dificuldade em pesquisar sobre o tema em função da ausência de registros padronizados, adequados e bem preenchidos pelas clínicas-escola.
Palavras-chave: PSICOLOGIA INFANTIL
PSICOLOGIA CLÍNICA - CRIANÇAS
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
COMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SAVALHIA, Julise Alves Dornelles. Motivos de consulta em crianças de clínicas-escola de cursos de psicologia no Rio Grande do Sul. 2007. 58 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/922
Data de defesa: 9-Mar-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
390045.pdfTexto Completo1,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.