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dc.creatorSavalhia, Julise Alves Dornelles-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716653P4por
dc.contributor.advisor1Nunes, Maria Lúcia Tiellet-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787347U0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:34Z-
dc.date.available2007-05-16-
dc.date.issued2007-03-09-
dc.identifier.citationSAVALHIA, Julise Alves Dornelles. Motivos de consulta em crianças de clínicas-escola de cursos de psicologia no Rio Grande do Sul. 2007. 58 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/922-
dc.description.resumoForam elaborados dois estudos para a composição da dissertação de mestrado. Para o primeiro - intitulado Motivos de consulta em crianças de clínicas-escola e serviços de Psicologia - foi realizada uma revisão da literatura nacional sobre motivos de consulta em crianças de clínicas-escola e serviços de Psicologia, no período de 1998 a 2006. Este estudo demonstrou que há poucas produções sobre o tema, com um total de seis artigos. Observou-se variação no registro do motivo da consulta; dos seis artigos analisados, as queixas relacionadas às questões cognitivas aparecem em primeiro lugar em três deles, e nos três restantes estão em primeiro lugar os motivos referentes a problemas de comportamento. Com relação aos comentários e às recomendações, os autores sugerem intervenções nas escolas, apontam à necessidade de sistematização dos serviços e de adequação do serviço prestado às condições da clientela. O segundo estudo - intitulado Motivos de consulta em crianças de clínicas-escola de cursos de Psicologia do Rio Grande do Sul - busca contemplar a escassez de pesquisas que descrevam a clientela infantil de clínicas-escola no Rio Grande do Sul, estado no qual se concentram 23 clínicas-escola universitárias. Foi realizada, então, uma pesquisa de levantamento das características da clientela infantil, levando-se em consideração principalmente: idade, sexo, encaminhamentos e motivos de consulta. Apenas 40,9% dos questionários enviados retornaram. A partir do levantamento dos resultados, observou-se um aumento da faixa predominante de procura por atendimento psicológico infantil: tanto meninos quanto meninas, a idade mais freqüente é de 11anos e um mês a 12 anos. A escola vem sendo a maior fonte de encaminhamentos dessa clientela. Há variação do tipo da queixa verificado neste estudo, de dificuldades cognitivas para problemas de comportamento. Destaca-se, também, a dificuldade em pesquisar sobre o tema em função da ausência de registros padronizados, adequados e bem preenchidos pelas clínicas-escola.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390045.pdf: 1228754 bytes, checksum: 929dda21494f9509ce81aae296479a1b (MD5) Previous issue date: 2007-03-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7266/390045.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectPSICOLOGIA CLÍNICA - CRIANÇASpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESpor
dc.subjectCOMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleMotivos de consulta em crianças de clínicas-escola de cursos de psicologia no Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
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