Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8851
Document type: Tese
Title: Impacto da educação infantil sobre o desempenho escolar no ensino fundamental
Author: Viana, Janice Santos 
Advisor: Bagolin, Izete Pengo
Abstract (native): Este estudo tem por objetivo avaliar o impacto da educação infantil, creche e pré-escola, sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental, utilizou-se como proxy as notas de português e de matemática do 5º e 9º anos do ensino fundamental, disponíveis no banco de microdados da Prova Brasil de 2015. Para tanto, empregou-se a metodologia de pareamento nos escores de propensão sob a hipótese de seleção por variáveis observáveis, que tem por finalidade encontrar um contrafactual. Em geral, os resultados mostram que frequentar a educação infantil, creche e pré-escola, gera efeitos positivos e estatisticamente significativos sobre as notas de português e matemática dos alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental. No entanto, foram verificados maiores efeitos da frequência de pré-escola, em comparação com os alunos que iniciaram os estudos diretamente no ensino fundamental. Nas análises regionais, tem-se que os alunos pertencentes às regiões Nordeste e Sul do país, apresentam os melhores resultados desta avaliação. Enquanto a região Sudeste apresenta menor impacto da educação infantil, creche e pré-escola, porém, os resultados não destoam em termos absolutos e, nem em termos relativos na comparação com os resultados das demais regiões, Norte e Centro Oeste. Ao comparar os resultados das regiões urbanas e rurais, pode-se perceber que, no meio urbano, os alunos que frequentaram a creche ou a pré-escola obtiveram, em média, as melhores notas nas duas disciplinas avaliadas em relação aos alunos do meio rural, assim, como nas capitais do país, onde o desempenho escolar apresenta-se melhor em comparação com os resultados dos alunos do interior do país.
Abstract (english): The purpose of this study was to evaluate the impact of early childhood education, child care and preschool, in the proficiency of primary school students, using as a proxy the scores of portuguese and mathematics students in the 5th and 9th grades of elementary school, available in Brazil, using data from Brazil exam 2015. For this purpose, the pairing methodology was used in the propensity scores under the hypothesis of selection by observable variables, whose purpose is to find a counterfactual. In general, the results show that attending childhood education, child care and preschool, generates positive and statistically significant effects on the portuguese and mathematics of 5th and 9th grades students. However, there were significant positive effects of preschool attendance compared to students who started school directly in elementary school. In the areas analyzes, students from the Northeast and South areas of the country present the best results of this evaluation. While the Southeast area has less impact on early childhood education, child care and preschool, however, the results do not disagree in absolute terms, nor in relative terms when compared to the results of the other areas, North and Central West. When comparing the results of urban and rural areas, it can be seen that, in the urban areas, students attending nursery and preschool had, on average, the best grades in the two subjects evaluated, than the students in rural areas, as well as in the capitals of the country, where school performance is better compared to the results of students in the interior of the country.
Keywords: Economia da Educação
Educação Infantil
Desigualdade na Entrada da Escola
Desempenho Escolar
Pareamento pelo Escore de Propensão
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Negócios
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8851
Issue Date: 23-May-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANICE_SANTOS _VIANA_TES.pdfJANICE_SANTOS_VIANA_TES2,12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.