Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Janice Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6895206490929025por
dc.contributor.advisor1Bagolin, Izete Pengo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9977571999200680por
dc.date.accessioned2019-08-28T11:12:22Z-
dc.date.issued2019-05-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8851-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo avaliar o impacto da educação infantil, creche e pré-escola, sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental, utilizou-se como proxy as notas de português e de matemática do 5º e 9º anos do ensino fundamental, disponíveis no banco de microdados da Prova Brasil de 2015. Para tanto, empregou-se a metodologia de pareamento nos escores de propensão sob a hipótese de seleção por variáveis observáveis, que tem por finalidade encontrar um contrafactual. Em geral, os resultados mostram que frequentar a educação infantil, creche e pré-escola, gera efeitos positivos e estatisticamente significativos sobre as notas de português e matemática dos alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental. No entanto, foram verificados maiores efeitos da frequência de pré-escola, em comparação com os alunos que iniciaram os estudos diretamente no ensino fundamental. Nas análises regionais, tem-se que os alunos pertencentes às regiões Nordeste e Sul do país, apresentam os melhores resultados desta avaliação. Enquanto a região Sudeste apresenta menor impacto da educação infantil, creche e pré-escola, porém, os resultados não destoam em termos absolutos e, nem em termos relativos na comparação com os resultados das demais regiões, Norte e Centro Oeste. Ao comparar os resultados das regiões urbanas e rurais, pode-se perceber que, no meio urbano, os alunos que frequentaram a creche ou a pré-escola obtiveram, em média, as melhores notas nas duas disciplinas avaliadas em relação aos alunos do meio rural, assim, como nas capitais do país, onde o desempenho escolar apresenta-se melhor em comparação com os resultados dos alunos do interior do país.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to evaluate the impact of early childhood education, child care and preschool, in the proficiency of primary school students, using as a proxy the scores of portuguese and mathematics students in the 5th and 9th grades of elementary school, available in Brazil, using data from Brazil exam 2015. For this purpose, the pairing methodology was used in the propensity scores under the hypothesis of selection by observable variables, whose purpose is to find a counterfactual. In general, the results show that attending childhood education, child care and preschool, generates positive and statistically significant effects on the portuguese and mathematics of 5th and 9th grades students. However, there were significant positive effects of preschool attendance compared to students who started school directly in elementary school. In the areas analyzes, students from the Northeast and South areas of the country present the best results of this evaluation. While the Southeast area has less impact on early childhood education, child care and preschool, however, the results do not disagree in absolute terms, nor in relative terms when compared to the results of the other areas, North and Central West. When comparing the results of urban and rural areas, it can be seen that, in the urban areas, students attending nursery and preschool had, on average, the best grades in the two subjects evaluated, than the students in rural areas, as well as in the capitals of the country, where school performance is better compared to the results of students in the interior of the country.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2019-08-22T22:00:34Z No. of bitstreams: 1 JANICE_SANTOS _VIANA_TES.pdf: 2175642 bytes, checksum: 92278b5c2cc12d0f78b1201e2c17cf0c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-08-28T11:04:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JANICE_SANTOS _VIANA_TES.pdf: 2175642 bytes, checksum: 92278b5c2cc12d0f78b1201e2c17cf0c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-28T11:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANICE_SANTOS _VIANA_TES.pdf: 2175642 bytes, checksum: 92278b5c2cc12d0f78b1201e2c17cf0c (MD5) Previous issue date: 2019-05-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176231/JANICE_SANTOS%20_VIANA_TES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomia da Educaçãopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectDesigualdade na Entrada da Escolapor
dc.subjectDesempenho Escolarpor
dc.subjectPareamento pelo Escore de Propensãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleImpacto da educação infantil sobre o desempenho escolar no ensino fundamentalpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANICE_SANTOS _VIANA_TES.pdfJANICE_SANTOS_VIANA_TES2,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.